DIA D: Ouro Preto se mobiliza para dia de combate a dengue
A Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto, em parceria com a Funasa, realiza nesta segunda-feira (5) o Dia D no Combate a Dengue. O objetivo é mobilizar a população para destruir os criadouros do mosquito Aedes-Aegipty, transmissor da doença.
As atividades terão início às 8h:00 em frente a Funasa, na avenida Daniel Comboni, com Pit-Stop, onde serão distribuídos panfletos explicando as causas da doença, e adesivos que serão colados nos automóveis. Helmut França, coordenador da mobilização, falou sobre a importância deste trabalho de conscientização: ?Queremos mostrar para a população que não podemos aceitar que nenhum inimigo venha prejudicar a nossa saúde. Muito menos permitir que ele se hospede em nossas casas?, desafiou.
Após o Pit-Stop a programação segue com uma passeata pelas principais avenidas da cidade: ?Vamos percorrer a Daniel Comboni, até a Ademir Ribeiro onde vamos em direção a Praça do Aeroporto. Vamos voltar pela Gonçalves Dias, e virar na Daniel Comboni pegando a João de Oliveira indo até a Cohab. Depois retornaremos pela Duque de Caxias, Seringueiros, XV de Novembro, Três Coqueiros, finalizando em frente a Funasa?, disse Helmut.
COMBATE - As recomendações são simples: Não deixar água parada; lavar e trocar a água de jarros de flores, vasos; não deixar garrafas, latas, tampinhas, ou qualquer outro recipiente que possa acumular água. Mas apesar da simplicidade, a população acaba se descuidando e a dengue não perdoa: ?É uma doença fácil de ser eliminada se a sociedade colaborar. É só acabar com os criadouros e isto cada cidadão deve começar a fazer em sua própria casa?, enfatizou Helmut.
Apesar dos 16 agentes comunitários de saúde que trabalham de casa em casa, Ouro Preto tem registrado recentemente muitos casos da doença segundo dados da Funasa: ?Das 14 lâminas recentemente enviadas para o laboratório de análises (Lacen/RO), 11 deram positivo para a doença?, alertou Helmut.
...