Exposição marca 100 anos de Educação Tecnológica
> Foram expostos sete painéis que ilustram a história da educação técnica no Brasil
Foi realizada ontem (24), no saguão de entrada da Prefeitura de Ji-Paraná, a Mostra Fotográfica do Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A mostra foi organizada em comemoração aos 100 anos da rede de educação técnica no país, e Ji-Paraná contou com sete painéis expostos.
As fotografias relatam um pouco da trajetória das escolas técnicas desde sua criação, em 1909, até os dias atuais. A aluna do curso técnico em Florestas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Ji-Paraná, Fabiane Ferraz, falou sobre a mostra. ?É muito interessante ver como tudo começou. Até o início da mostra, eu não sabia a respeito da história dos institutos?, afirmou.
Em Rondônia, estão em funcionamento dois centros tecnológicos. O campus de Colorado do Oeste que funciona desde 1995 e conta com diversos cursos técnicos e de licenciatura na área ambiental. Em Ji-Paraná, 280 alunos estão matriculados no Instituto, que oferece os cursos Técnicos em Florestas, Informática e Móveis.
O prefeito José de Abreu Bianco (DEM), comentou a exposição. ?Ficamos muito felizes de entrar para a história da educação tecnológica no Brasil. Pretendemos ceder aos nossos jovens mais vagas para o ano que vem, para que o município tenha mão de obra qualificada?, ressaltou.
NOVOS CURSOS ? O campus de Ji-Paraná receberá um investimento de R$ 5 milhões de reais para que, além de equipado, o campus seja reformado e ampliado. No segundo semestre deste ano, serão oferecidos dois cursos de pós-graduação. Um lato-sensu em PROEJA e outro em Informática da Educação. Para o ano que vem, está prevista a implantação do curso de Licenciatura em Química.
...