Semusa incentiva aleitamento materno
(Da Redação) Neste perÃodo em que se comemora a Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 01 a 07(sexta-feira) deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Programa Saúde da FamÃlia (PSF), realizou palestras educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS?s) para lembrar à s mães da importância da amamentação na saúde da criança. O mesmo trabalho de sensibilização à amamentação é feito ininterruptamente na Maternidade do Hospital Municipal. ?Aproveitamos o momento de intimidade da mãe com o bebê para alertar para os benefÃcios da amamentação e das vacinas para a saúde da criança?, lembrou Sonia Maria de Freitas, enfermeira diretora de enfermagem da Maternidade do HM.
A amamentação ajuda na prevenção contra infecções respiratórias, otites, diarréias e diminui riscos de obesidade na vida adulta. O leite materno contém fatores antiinfecciosos (leucócitos e imunoglobinas), todos os nutrientes necessários em quantidades adequadas ao bebê durante os seis primeiros meses de vida e endorfina, substância que ajuda a minimizar a dor. Além de todos estes benefÃcios, o contato fÃsico durante a amamentação aproxima mãe e bebê. O ato de sugar o seio materno é importante para o desenvolvimento mandibular e maxilar e promove o melhor desenvolvimento social e psicomotor.
EXAMES GRATUITOS ? A Semusa está oferecendo, desde o inÃcio do mês de maio, exames laboratoriais gratuitos. Laboratórios particulares estão credenciados para realizarem exames que são requisitados por médicos da rede pública municipal. Os Laboratórios Exame (nos dois distritos), Biocenter (centro), 2 de Abril (2 de Abril) e São Marcos estão aptos a atenderem aos pedidos de exames pelo Sistema Ãnico de Saúde (SUSPara usufruir de seu direito, o usuário precisa ter em mãos o Cartão SUS, que é fornecido gratuitamente na Semusa, próximo ao Hospital Municipal. Para fazer o Cartão SUS o paciente precisa apenas levar os documentos pessoais (RG e CPF) e um comprovante de endereço para que tenha seu cartão em mãos imediatamente.
...