Sipam inicia monitoramento dos municÃpios que mais desmataram
O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), vinculado à Casa Civil da Presidência da República, começou essa semana o monitoramento dos 43 municÃpios da Amazônia Legal, prioritários para as ações de prevenção e combate ao desmatamento, conforme a Portaria 102, de março de 2009, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Serão 816 mil quilômetros quadrados que o avião R-99 sobrevoará para coletar imagens através do Radar SAR (Radar de Abertura Sintética) desses municÃpios, com investimentos de R$ 3 milhões. Depois de coletadas as imagens, elas serão processadas e interpretadas pelo Centro Regional do Sipam de Manaus.
?Para esse trabalho, serão necessárias 300 horas de vôos que o 2º/6 Grupo de Aviação de Anápolis (GAV), em Goiás, utilizará para coletar as imagens? ressalta o diretor de Produtos do Sipam, Wougran Galvão. Segundo ele, o trabalho de coleta levará três meses para ser concluÃdo e em dezembro o Sipam apresentará o resultado do desmatamento desses 43 municÃpios, entregando o material ao MMA, governos estaduais e municipais. ?Estamos atendendo a uma demanda do MMA, que é monitorar esses municÃpios responsáveis por 55% do desmatamento da Amazônia Legal.
Essas informações são fundamentais também para ações de fiscalização, controle e prevenção, além de ajudar os municÃpios no planejamento da gestão territorial e identificar construções irregulares localizadas em área de floresta?, argumenta Galvão. Segundo ele, o trabalho de monitorar os municÃpios começou em 2008, com 36 cidades e esse ano foram acrescentados mais sete, totalizando os 43. Portanto, com esse novo trabalho, será possÃvel medir se houve avanço no desmatamento dos 36 municÃpios, os primeiros que saÃram na Portaria em 2008. Nesse caso, o Sipam possui imagens de 2008, podendo comparar com as que serão realizadas nesse ano. Para realizar o trabalho no ano passado, foram sobrevoados 780 mil quilômetros quadrados. Em solenidade no Ministério do Meio Ambiente, o Sipam entregou aos 36 prefeitos um CD com as imagens e dados do desmatamento dos municÃpios.
...