Peti já livrou 350 crianças do trabalho infantil em Ji-Paraná
Em Ji-Paraná, 350 crianças são atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O programa atende crianças com idade de seis a 15 anos e tem como objetivo erradicar todas as formas de trabalho infantil no País. O Peti conta com dois pólos, um em cada distrito da cidade e oferece atividades nos horários em que as crianças não estão na escola.
No pólo Mar de Rosa, localizado no 2º distrito, 180 crianças que trabalhavam como engraxates, catadores de latinhas e com panfletagem recebem aulas de reforço escolar, dança e percussão, além de acompanhamento médico e odontológico, oferecido também para suas famílias.
Segundo o coordenador do Peti, Fábio Tezori, o programa vem surtindo ótimos resultados. No ano de 2007, 95% dos usuários do Peti foram aprovados na escola. ?Fazemos o controle mensal da lista de presença e rendimento das crianças na escola e ficamos realizados quando temos resultados tão bons quanto esse?, afirmou.
O Peti tem um monitor em cada pólo, além de ter pessoas trabalhando como voluntárias. A pedagoga do programa, Adriana Cristina, disse que a família tem participado cada dia mais da evolução do Peti. ?Quando os pais vêem os filhos crescendo, progredindo, eles se oferecem para trabalhar junto com nossa equipe?, salientou.
As crianças chegam ao Peti através de denúncias da população. As solicitações são feitas através da Secretaria de Ação Social (Semas) ou do Conselho Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente (CMDCA). A denúncia pode ser feita em anonimato. Para poder participar do Peti, a criança tem que freqüentar a escola. O Peti dá também uma ajuda de custo à família, no valor de R$ 40 para cada criança participanteNa próxima quinta (8) e sexta-feira (9), o Peti realizará uma festa comemorando o dia das mães. O evento acontecerá no ginásio de esportes Gerivaldão e terá apresentações de dança, desfiles e outras atrações.
O Brasil é considerado referência mundial no combate à exploração de crianças. É o único país a adotar política específica contra esta mão-de-obra. Oprograma já beneficia 930.824 crianças e adolescentes entre sete e 15 anos.
...