Ji-Paraná contra o câncer de mama
> O benefício foi obtido através do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer
(Da Redação) Foi lançada na manhã de ontem (24), na sala do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná (GAPC), uma campanha de prevenção ao câncer de mama que beneficiará mulheres carentes do município. Segundo informações da presidente do GAPC, Silvia Cristina Amâncio Chagas, serão disponibilizadas 50 mamografias para mulheres carentes do município que já tenham em mãos o pedido médico, sem nenhum custo para as mesmas. ?Sabemos que o câncer de mama, se descoberto no início, tem uma grande probabilidade de ser eliminado completamente. Precisamos da ajuda de todos nesta nossa luta para que seja cada vez maior a conscientização das mulheres quanto à necessidade de realizar exames periódicos e assim trabalharmos sempre de forma preventiva. São muito dolorosas as conseqüências para quem passa por um problema como esse, a mutilação é algo terrível, o tratamento é muito sacrificante, só quem realmente passou por tudo isso que pode afirmar?, explicou Silvia.
O GAPC trabalha em conjunto com a Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital do Câncer de Barretos (SP), instituição de referência nacional no tratamento contra a doença. Em pouco menos de dois anos de existência do grupo em Ji-Paraná, já foram encaminhados 182 casos para tratamento em Barretos. Destes, 20% foram vítimas de câncer de mama. ?Queremos diminuir esse percentual. O principal objetivo de realizar essa campanha com a doação de mamografias é atender a população carente do município, porque este exame não é realizado na rede pública, e na rede privada custa R$ 220,00. Realizaremos uma triagem para que realmente sejam atendidas mulheres que não têm condições de pagar pela mamografia?, afirmou a presidente.
SELEÇÃO DE PACIENTES - A triagem será realizada na sala do GAPC, localizada à Rua Solimões, no Bairro Dom Bosco, atrás do Hospital Municipal, no período de 7h30 as 11h30, e de 14 às 17h30. O GAPC estará trabalhando com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que cedeu uma assistente social do município, Alice Paiva, para auxiliar no trabalho de triagem. Outros parceiros também estão sendo de fundamental importância, como a Eucatur, Associação das Voluntárias de Ji-Paraná (AVJ), Biocal, deputados Jesualdo Pires e Maurão de Carvalho, Adesivo e Cia e Ceraji. Todos estes estão contribuindo, seja com o custeio de exames ou com a doação de material de divulgação.
Em 2008, o GAPC realizou uma primeira campanha de conscientização e distribuiu panfletos no Dia Internacional da Mulher. Atualmente, o grupo tem cerca de 40 voluntários trabalhando diretamente com as ações desenvolvidas e diversos outros que sempre colaboram quando solicitados. Todos os recursos do GAPC são obtidos pela realização de feiras de roupas usadas e doações. Pela primeira vez, a Segunda-feira Solidária da Expojipa deste ano ficou por conta do grupo, onde toda a renda obtida com a venda de ingressos foi revertida para o GAPC.
...