Centro de Equoterapia busca melhorias
Acompanhados do deputado federal Anselmo de Jesus (PT) e da vereadora Márcia Regina (PT), profissionais das áreas de saúde, educação e equitação reuniram-se na última segunda-feira (24) com o prefeito de Ji-Paraná, José Otônio Lima Silva (PSDB), e o secretário de saúde José Batista para apresentar projeto de fomento ao Centro de Equoterapia de Ji-Paraná (Cejipa). A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico, objetivando benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais.
Implantado no município há um ano, o Centro é o único do Estado e tem se mantido em funcionamento com recursos próprios de profissionais voluntários. A necessidade de se melhorar a infraestrutura para um melhor atendimento com local adequado para a prática da equoterapia e permanência dos animais (cavalos) levou os profissionais a buscarem apoio ao projeto. De acordo com Flávio Cesar Scolari, equitador e um dos coordenadores do projeto, já foram alcançados resultados muito positivos, num curto prazo, no tratamento dos cerca de 80 praticantes da equoterapia em Ji-Paraná. O prefeito José Otônio parabenizou os profissionais pela iniciativa e por assim fazer de Ji-Paraná o primeiro município do Estado a implantar o método terapêutico. José Otonio pediu ao secretário de saúde para avaliar o projeto e fazer da prefeitura uma possível parceira do mesmo. ?O projeto é bastante interessante e vejo que é preciso uma soma de esforços para que o Centro tenha maior sustentabilidade?, disse o prefeito.
JI-PARANÁ - O Centro de Equoterapia de Ji-Paraná é credenciado pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil) e o atendimento é realizado numa chácara alugada, localizada no bairro Jorge Teixeira, Segundo Distrito do município. Além do equitador e da fisioterapeuta, o centro disponibiliza fonoaudiólogo, psicopedagogo, musicoterapeuta, psicólogo e médicos (clínico geral e neuropediatra). Os profissionais atendem diversas patologias como a encefalopatia, diversas síndromes, distúrbios, transtornos, autismo, controle de ansiedade e hiperatividade.
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima.
...