Novos casos de gripe suína preocupam Rondônia
(Da Redação) Mais quatro novos casos de contágio pelo vírus H1N1 foram confirmados na capital Porto Velho na última terça-feira (25), e já começam novamente a preocupar a população. No início do mês de agosto, um rapaz de 23 anos morreu vítima da doença. Segundo a presidente da Comissão Estadual de Enfrentamento da Gripe A, Mirlene Moraes, os portadores da doença foram internados no início da primeira quinzena deste mês em diferentes dias. ?Eles são todos da Capital, mas não têm nenhum tipo de relação de amizade ou familiar. Ao serem detectados os sintomas da doença nos pacientes, o tratamento foi iniciado e os exames enviados para o laboratório?, revela.
Entre os quatro infectados pelo vírus H1N1 estão um adolescente, uma criança e dois adultos sendo que nenhum sofreu maiores danos. ?Eles foram tratados, curados e já estão em casa. Mesmo antes que o resultado fosse divulgado, o procedimento de atendimento aos pacientes foi correto e no tempo certo?, garante Moraes.
Além do rapaz que faleceu no Cemetron, que já foi transportado do interior para Porto Velho em estado grave, mais 13 pacientes foram internados no isolamento do hospital com suspeita da doença no início de agosto, sendo cinco mulheres grávidas.
A GRIPE A - A gripe suína, também conhecida como gripe A (H1N1), é uma doença causada pelo vírus H1N1 - combinação das cepas dos vírus suíno, aviário e humano. A Gripe suína já matou mais de duas mil pessoas em todo o mundo. Mais de 178 países já foram afetados pela influenza A com um total de 220 mil pessoas infectadas.
A Organização Mundial da Saúde declarou no mês de julho que a Gripe Suína é uma "emergência na saúde pública internacional" e elevou o nível de alerta ao máximo (nível 6) decretando uma pandemia. Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) foram confirmados em todo o mundo 219.681 casos e 1.882 mortes até 12 de agosto de 2009. Somando todos os relatos publicados pelos países individualmente são 224.665 casos e 2.063 mortes confirmadas (12.08.2009).
MORTE NO ACRE ? Ainda esta semana, a Secretaria de Saúde do estado do Acre confirmou a primeira morte causada pela nova gripe no estado. A vítima, um homem de 29 anos, contraiu o vírus em Manaus, no Amazonas. Ele morreu em 17 de agosto, em Cruzeiro do Sul (AC), após uma crise de insuficiência respiratória. Até agora foram notificados 52 casos da doença e 12 deles foram confirmados. O secretário de Saúde Osvaldo Leal deve confirmar a circulação do vírus no estado nos próximos dias....