Pit-stop marca Dia Nacional de Combate ao Fumo
(Da Redação) A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), preocupada com o uso indiscriminado de produtos fumígenos (derivados ou não do tabaco), um dos maiores causadores do câncer de pulmão e de doenças cardiovasculares e respiratórias no mundo, promove hoje (28), por meio da Divisão de Programas Estratégicos, ações educativas de combate ao tabagismo em Ji-Paraná. As ações são por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Fumo, que ocorre todo dia 29 de agosto.
Durante todo o dia, servidores da Semusa distribuirão cartazes nas escolas e farão visitas às rádios. Das nove às 10 horas, está programado um pit-stop no centro da cidade para a distribuição de panfletos educativos. À noite, a partir das 20 horas, a distribuição dos panfletos acontece em pontos estratégicos como bares e restaurantes no centro da cidade.
A lei antifumo, que entrou em vigor este mês em São Paulo, suscitou a discussão da proibição do tabagismo em ambientes fechados e repartições públicas no Brasil. Uma lei federal em vigor desde 1996, a Lei nº 9.496, já proíbe fumar em "recintos coletivos, privados ou públicos". A diferença é que as leis estaduais e municipais que estão sendo feitas ultimamente são mais rígidas que a federal, uma vez que não permitem a criação, por donos de bares e restaurantes, por exemplo, dos espaços destinados ao tabagismo, mais conhecidos como ?fumódromos?.
Em Rondônia, a lei antifumo já existe desde o ano passado. A Lei Estadual nº 1.969 proíbe o uso de produtos fumígenos em locais coletivos públicos ou privados e veta também a destinação de áreas exclusivas para fumantes....