Senador destaca investimentos em Rondônia
(Da Redação) O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que o estado de Rondônia vai crescer mais de 7% no ano, em virtude dos investimentos que o governo federal vem executando nas áreas de energia e rodovias. O senador, inclusive agradeceu ao presidente Lula e aos ministros Dilma Roussef (Casa civil); Edson Lobão (Minas e Energia), Alfredo Nascimento (Transportes), Gedel Vieira Lima (Integração Nacional) e Luis Eduardo (Turismo). ?O povo de Rondônia certamente terá uma melhor qualidade de vida daqui para a frente?, disse o senador ao externar a sua confiança no Brasil.
Raupp lembrou que o Brasil enfrentou uma forte crise e conseguiu com uma velocidade extraordinária, se recuperar e já começar a crescer, neste segundo semestre, a uma taxa de 4% ao ano. O senador disse também que se orgulha em representar, um Estado novo da Federação, que é Rondônia, com pouco mais de 20 anos, mas que cresce hoje a uma taxa quase igual à taxa de crescimento da China, que é o maior crescimento do mundo.
Citou que as obras das usinas do rio Madeira, Santo Antônio e Jirau, que vão gerar juntas em torno de 7 mil megawatts de energia, que está gerando 20 mil empregos.
INVESTIMENTOS - Raupp revelou também que em novembro serão inauguradas duas pequenas centrais hidroelétricas ? uma de 74 megawats e outra de 19 e mais uma de 20 mega de biomassa, com mais de 100 mil megawatts de energia.
?Então, de forma que Rondônia está saindo de um Estado deficitário de energia elétrica para um Estado superavitário, mandando energia para outros Estados da Federação?, disse. O senador destacou também as obras do PAC em Porto Velho nas áreas de infra-estrutura com investimentos em torno de R$ 750 milhões e a pavimentação da Rodovia 429, com mais de 300 máquinas trabalhando nesta BR com 320 quilômetros de extensão. Essa obra tira do isolamento uma população de mais de 100 mil habitantes, com a construção de pontes, com pavimentação asfáltica, levando asfalto para Costa Marques, São Domingos, São Francisco, Seringueiras, São Miguel e Alvorada do Oeste, revelou.
As pontes de integração de Guajará-Mirim a Bolívia já estão com o Projeto, também executivo, praticamente pronto, frisou o senador. Informou, ainda, que no ano que vem será licitado uma ponte de integração de mil metros de extensão, pagando uma dívida centenária com a Bolívia ? de 1902. ?Há 107 anos que o Brasil deve uma ponte, uma saída, da Bolívia para o Brasil naquela região, no Estado de Rondônia?, informou o senador.
...