Ji terá II Encontro de Escritores de Rondônia
>O evento reunirá palestras e lançamento de duas obras ji-paranaenses
(Da Redação) Começa amanhã (5), a partir das oito horas, o II Encontro de Escritores do Estado de Rondônia, que acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O evento será realizado pela Academia Ji-paranense de Letras (AJIL) e recebe o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Fundação Cultural de Ji-Paraná (FCJP).
De acordo com a Presidente da FCJP e Secretária da Academia Ji-Parananese de Letras, Regina Vilas Boas, este encontro vai promover a integração dos escritores, jornalistas, artistas plásticos, músicos e outros convidados. ?É um momento onde todos poderão discutir sobre a ética, direitos autorias e outros assuntos que serão ministrados por palestrantes?, afirmou.
Durante o II Encontro de Escritores, acontecerão diversas atividades voltadas ao fomento da literatura local. O acadêmico e diretor de eventos da AJIL, Carlos Silva, será responsável pelo cerimonial que marca a abertura oficial do encontro. Por volta das nove horas, será apresentada por Dante Fonseca a palestra ?Literatura na Amazônia?. Dante é Doutor do curso de História da Universidade de Rondônia (Unir) e vice-presidente da Academia de Letras de Rondônia. A palestra será seguida por um debate entre os participantes do encontro. Às 9h55, será servido um coffee break.
TARDE DE AUTÓGRAFOS - Às 10h20, o diretor da escola estadual Prof. José Francisco falará sobre ?A produção de livros no meio educacional ? A experiência do Colégio José Francisco?. Em seguida, às 11h10, o jornalista e historiador, João Vilhena, abordará o tema ?A produção literária e editorial em Ji-Paraná: histórico, percalços e horizontes?. O encontro terá uma pausa para o almoço e todos deverão estar de volta ao auditório às 14h05, quando começa a palestra ?O direito autoral e a proteção aos autores em meios impressos e eletrônicos e na produção artística?, que será ministrada pelo Juiz de Direito da 3° Vara Cível da Comarca de Ji-Paraná, Dr. Oscar Francisco Alves JR.
O encerramento acontecerá após a tarde de autógrafos, que começa às 15h30 e lançará os livros ?Da caixa francesa à internet ? 100 anos da imprensa em Rondônia?, de autoria de Lúcio Albuquerque, e ?O amor que não vivi?, escrito por Luiza Marilac Teixeira.
...