Comissão da Indonésia vem a Rondônia avaliar rebanho bovino
Uma comissão técnica pecuária, integrada por representantes do Ministério da Agricultura da Indonésia, esteve no município de Vilhena ontem (7) para avaliar a qualidade do rebanho bovino no Estado e as condições de trabalho dos frigoríficos locais. A perspectiva é que, após análise dos resultados, seja fechada uma grande transação comercial para a exportação de carne de Rondônia para esse país.
Nesta missão veterinária foi observada a qualidade sanitária da carne brasileira e o sistema de controle de vacinação contra febre aftosa do Idaron. Apenas os produtores e frigoríficos dos estados com Certificado Sanitário Internacional (CSI) e certificado de ausência de febre aftosa poderão exportar a carne. Como a Indonésia é um país predominantemente mulçumano será necessário também o cumprimento de outras exigências, como o tipo de corte e embalagem da carne. O abate de animais é denominado ?Halal? e é o método exigido pela religião islâmica, praticada por 80% dos indonésios.
Além do estado de Rondônia, a comissão visitará ainda os estados do Pará, Goiás e Mato Grosso. ?A Indonésia pretende importar 400 mil toneladas de boi vivo e 50 mil toneladas de carne bovina in natura do Brasil. Entre as exigências estão a sanidade animal, frigoríficos com padrão internacional e autorização para exportação já concedida pelo Ministério da Agricultura e que estes frigoríficos autorizados e certificados produzam e embalem a carne nos moldes que a religião mulçumana exige, e Rondônia possui todas estas especificações?, explicou o presidente do Idaron, Augustinho Pastore, que estará recepcionando os indonésios durante a visita em Vilhena.
...