Secretário de Saúde presta esclarecimento à Câmara
O Secretário Municipal de Saúde, José Batista, participou da 30ª Sessão Ordinária do Poder Legislativo, a convite da vereadora Solange Pereira, para realizar um balanço das atividades realizadas pela pasta e prestar esclarecimentos sobre o atendimento oferecido pelas unidades de saúde de Ji-Paraná.
Batista enumerou como pontos positivos de sua gestão a implantação do Complexo de Saúde L1-Maringá, a manutenção de atendimento médico 24 horas para o serviço de pronto atendimento, melhora sistêmica no serviço de atendimento oferecido pelo hospital municipal, redução no índice de casos de dengue, onde Ji-Paraná é a cidade rondoniense com o menor índice de registro de casos de dengue e anunciou que está previsto a médio prazo investimento de R$ 3 milhões para a construção de mais 32 leitos para o L1- Maringá.
O secretário ao ser indagado quanto ao número de atendimentos realizados em Ji-Paraná, criticou a política adotada por diversas prefeituras municipais de não investirem na estrutura de saúde de suas cidades. Para a maioria dos prefeitos a solução para saúde de suas cidades é mandar os pacientes para Ji-Paraná. Hoje atendemos pacientes desde Guajará-mirim até Vilhena, o que aumenta nossa demanda de atendimento e gera um custo altíssimo para mantermos o nosso sistema de saúde funcionando?, argumentou.
Nos últimos anos, conforme Batista, Ji-Paraná passou de 7 mil para 46 mil atendimentos por mês, sendo investidos mensalmente em saúde cerca de R$ 2 milhões no município. ?O orçamento da Secretaria de saúde está muito longe de ser o ideal, devido ao grande número de pacientes que recebemos de outras cidades?.
QUESTIONAMENTOS - Outro fator criticado pelo secretário é quanto à gestão administrativa da Prefeitura de Porto Velho que não tem cumprido seu papel com a saúde pública. ?A Prefeitura da Capital não possui estrutura de saúde adequada e os municípios circunvizinhos acabam buscando atendimento em Ji-Paraná?.
Respondendo aos questionamentos do vereador Jessé Mendonça, batista relatou que a população de Ji-Paraná conta com nove ambulâncias, sendo que duas estão à disposição dos Distritos de Nova Londrina e Nova Colina e que a Prefeitura Municipal ampliou o número de laboratórios conveniados para a realização de exames de um para quatro.
Após as explanações do Secretário, foi proposto pelo vereador Marcos Rogério (PDT) um oficio assinado por todos os vereadores para ser encaminhado à Comissão de Saúde Intergestora Bipartite (CIBI) cobrando providências para que as cidades pólos de saúde melhores suas estruturas de saúde. O oficio será apresentado pelo secretário Batista na próxima reunião da Comissão.
Também foi aceita a proposta da vereadora Márcia Regina (PT) de se criar uma comissão formada por vereadores e especialista da área de saúde para vistoriar, analisar e propor melhorias para o sistema de saúde municipal.
...