OAB promove palestras sobre cobrança de impostos no dia 25
(Da Redação) A rodada de palestra que a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realiza no próximo dia 25, em parceria com o Sindicato dos Auditores Fiscais e a Faculdade Uniron, tem tudo a ver com o momento atual. A declaração é do diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), advogado e professor Irineu Vicente da Silva, acrescentando que trazer o ministro do Superior Tribunal de Justiça, José Delgado, uma das autoridades jurídicas de peso no Brasil, é uma importante contribuição para com os profissionais de Rondônia.
Igualmente importante para dissipar dúvidas e jogar luzes sobre um tema considerado árido por alguns, segundo o diretor da ESA, será a palestra proferida pelo juiz e professor universitário, Rogério Montai, que abordará a questão da responsabilidade civil dos profissionais liberais.
Essa sintonia das palestras que serão apresentadas no evento chega em um momento mais que oportuno, como afirma o diretor da ESA, pelo fato de no momento estar em discussão no Congresso Nacional questões tributárias da maior relevância para a sociedade brasileira. São questões como a volta da CPMF, agora disfarçada de Contribuição Social para a Saúde e que certamente aumentará ainda mais a já brutal carga tributária no Brasil. Para Irineu Vicente, as palestras apresentadas no evento do Dia Estadual do Auditor Fiscal, proferidas por duas autoridades profundamente conhecedoras do assunto, ajudarão aos presentes a compreender melhor o peso dos tributos sobre a vida do brasileiro. Irineu acrescenta que vem acompanhando o noticiário econômico e se assusta quando fica sabendo que o empresário brasileiro tem de trabalhar cerca de 2500 horas ao ano somente para pagar os impostos. ?A sociedade brasileira está virando escrava dos tributos?, arremata.
A propósito da data, o ministro do STJ, José Delgado, vai proferir a palestra ?Essencialidade do Fisco?, quando deverá colocar a serviço da platéia toda a experiência e vivência dos seus cerca de 50 anos de atuação na magistratura. Já o juiz Rogério Montai de Lima abordará o tema ?Responsabilidade Civil?, com maior ênfase para aquilo que resulta da atuação do profissional liberal, mas certamente fará incursões por outros temas, como é o caso de crimes na internet, tema de um de seus mais recentes livros.
...