Jesualdo apresenta voto de louvor a Pimenta Bueno
O deputado Jesualdo Pires (PSB) apresentou na sessão plenária desta quarta-feira (23) voto de louvor ao município de Pimenta Bueno pelos seus 100 anos de história no Estado de Rondônia. Ao justificar sua proposição, Jesualdo citou que Pimenta Bueno se originou a partir de um aglomerado de barracões de seringueiros que firmaram moradia em torno do Posto Telegráfico instalado na localidade no ano de 1909 pelo tenente-coronel Cândido Mariano da Silva Rondon em homenagem a Francisco Pimenta Bueno, militar e de excelente formação moral e filho do visconde e Marquês de São Vicente, José Antônio Pimenta Bueno. Modificou o nome do rio Apidiá para ?Pimenta Bueno?, originando o povoamento que cresceu economicamente com a instalação de um arraial por garimpeiros que buscavam diamantes nos rios Comemoração, Pimenta Bueno e seus afluentes.
?O pequeno vilarejo que até então se beneficiava pelo comércio da borracha e diamantes, expandiu-se fortemente com a abertura da BR 364, que cortava seguindo o trajeto da linha telegráfica ? herança do nosso desbravador Cândido Rondon ? propiciando migração demográfica e inserção de diversos pólos econômicos na região?, destacou o parlamentar.
Jesualdo, ratificando sua proposição, lembrou que em 11 de outubro de 1977, Pimenta Bueno, já auto-suficiente, foi elevado a condição de município, passando a contribuir de forma relevante e progresso significativo para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado. "A homenagem, com o voto de louvor, por parte desta Casa de Leis é mais do que justa para Pimenta Bueno pelos seus 100 anos de história desta terra rondoniense?.
...