São Francisco lança projeto contra bullying
(Da Redação) Em São Francisco do Guaporé, a escola municipal Senador Ronaldo Aragão, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, elaborou e colocou em prática o projeto ?Todos contra o Bullying?, uma iniciativa da professora Silvana Simões.
Com a colaboração de diversos colegas de trabalho, os idealizadores realizaram pit-stop em avenidas, distribuíram panfletos, adesivos e fizeram palestras sobre o assunto.
Já nas salas de aulas, a conscientização era o objetivo principal dos educadores. Vera Bertola, diretora da escola Senador Ronaldo Aragão, disponibilizou uma semana para a realização do programa, onde a chefe de gabinete, Graciela Muller e a coordenadora municipal do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), Angela Kuttert, apresentaram palestras juntamente de outros educadores.
O secretário municipal de educação, Osmar Alves, parabenizou a equipe da escola pela realização do projeto, afirmando que todas as escolas deverão se beneficiar dessa idéia. O prefeito Jairo falou dos ótimos resultados proporcionados por essa iniciativa, e prometeu colaborar com todos os programas educacionais que favorecem o município.
BULLYING - O termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro, causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
O bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de bullying entre seus alunos, ou desconhecem o problema, ou se negam a enfrentá-lo.
...