Comissões apuram necessidades em Ji-Paraná
(Da Redação) Foram iniciados os trabalhos das comissões especiais do município quanto ao levantamento de dados sobre os cemitérios de Ji-Paraná, e de avaliação, estudo e proposição sobre sinalização de trânsito e do aterro controlado. Essas comissões foram criadas por José Otônio Lima Silva (PSDB), quando ocupava interinamente o cargo de prefeito municipal, com objetivo de auxiliar a administração pública. As equipes multidisciplinares são formadas por servidores públicos, sem custo adicional ao Poder Executivo.
De acordo com informações do presidente destas comissões, o Secretário Municipal de Governo, Rui Vieira, a primeira reunião tratou sobre o funcionamento dos cemitérios municipais e tratou de pautas como a continuidade da política de verticalização dos jazidos para racionalização e otimização dos espaços, respeitando o meio ambiente, e também sobre a informatização e capacitação de pessoal para melhor identificação e localização dos túmulos, e implantação do ossuário.
DESTINO DO LIXO - Já na reunião do Aterro Controlado, ficou definido que será realizada a sinalização das lagoas de tratamento de resíduos: Anaeróbica, facultativa e de estabilização, como também o isolamento das mesmas através do plantio de árvores que serão fornecidas pelo viveiro municipal. Outro grande ponto discutido foi quanto à implantação de uma usina de compostagem e galpão para seleção de materiais recicláveis, o que contribuirá muito com a população carente que coleta material naquele local. Já a Comissão de Sinalização de Trânsito, que se reuniu na última quarta-feira (23), na Secretaria Municipal de Governo (Semg), desenvolverá ações no sentido de organizar as sinalizações vertical, horizontal e semáforos, em sintonia com o Código de Postura do Plano Diretor do município.
O Presidente das Comissões, Secretário Rui Vieira, explicou que as comissões estão trabalhando na elaboração de propostas que serão encaminhadas ao Prefeito José de Abreu Bianco. ?Trabalhamos no sentido de definir ações que não impliquem em maiores custos para a municipalidade. É importante que utilizemos os subsídios já disponíveis como do viveiro de mudas, para a arborização da cidade, dos cemitérios e do aterro controlado?, explicou.
...