CCZ incentiva a adoção de animais
> Cerca de 30 bichos como cães e gatos estão à espera de um novo dono
(Samira Lima) Preservar a saúde dos munícipes, incentivar a doação e adoção de animais domésticos, combater pragas urbanas e controlar a raiva animal. Estes são os maiores objetivos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ji-Paraná, que fica situado na Linha 94, no Segundo Distrito da cidade. Atualmente, cerca de 30 animais entre cães, gatos e cavalos estão disponíveis para adoção.
O veterinário responsável pelo CCZ, Gilvan Agostinho dos Santos, explicou como funciona o trabalho do CCZ. ?São feitas coletas de animais vadios duas vezes por semana. Além desse tipo de ação, também atendemos a chamados da comunidade, que relatam animais perdidos, de pequeno e grande porte?, relatou. As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 3423-6496. Gilvan garantiu que os animais são liberados para a adoção em bom estado de saúde. Depois de serem levados ao CCZ, os animais passam três dias numa área isolada, são avaliados por um veterinário e recebem a vacina anti-rábica. Se durante este prazo o dono do animal não aparecer, ele vai para doação. A maioria dos animais que estão no CCZ é dócil e já adulta.
O estudante Gilmar Correia da Silva, de 15 anos, estava no CCZ ontem (29) para adotar um cachorro. ?Não me importo que ele não seja filhote, mas quero um animal que seja saudável, e os daqui já são vacinados. Além disso, tenho muita pena de ver cães tão bonitos sem um dono?, falou.
COMO ADOTAR ? Os interessados em adotar um animal deverão procurar o CCZ e escolher um dos que estão disponíveis. Recomenda-se que, no momento da adoção, o cidadão entregue ao CCZ cinco quilos de ração animal, que servirá para a alimentação dos cães e gatos que ainda ficarão nos boxes de doação. Gilvan lembra que a doação da ração não é obrigatória. ?Não cobramos realmente a entrega da ração, fica a critério da pessoa interessada?, finalizou. O CCZ funciona de segunda à sexta-feira, das sete e meia às 17h30.
...