Piscicultura tem rodada de negócios em Rondônia
A piscicultura nacional estará em discussão no dia 9 de outubro, quando acontecerá em Ji-Paraná (RO) uma roda de negócios do setor. O evento faz parte da agenda a Inova Rondônia ? Feira do Conhecimento e Tecnologia, que vai de 7 a 11 de outubro, no ginásio de esportes Gerivaldo José de Souza. Parte da programação da feira, que acontece durante a Semana da Micro e Pequena Empresa (o dia oficial é 5 de outubro) em Rondônia, a rodada contará com a participação de cinco empresas âncoras compradoras de peixe, vindas dos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
Essas empresas estarão negociando com seus dois frigoríficos e seis produtores rondonienses, com potencial para atender a possíveis demandas. O Estado é autosuficiente na produção de alevinos, com média de 10 milhões de unidades para o consumo local e a venda de formas jovens para outros Estados e países vizinhos. Estima-se em 7 mil toneladas anuais de peixe em cativeiro, ocupando a vice-liderança na região Norte e a décima segunda posição no país, com 1.200 produtores.Há ainda cinco unidades de beneficiamento, três das quais em pleno funcionamento.
?Diante desse quadro, espera-se com a rodada de negócios alavancar um processo sustentado de comercialização do pescado rondoniense, formado basicamente pelas espécies pirarucu e tambaqui?, informa João Machado Neto, consultor do Sebrae.
A rodada de negócios se insere nesse contexto como ferramenta de aproximação entre produtores e compradores de pescado. Ele reforça que Rondônia vem se consolidando como um dos maiores produtores de peixe em cativeiro do país ?graças ao apoio que o setor vem obtendo. Ajudam nesse processo o governo de Rondônia, o Ministério de Pesca e Aqüicultura, Emater, Banco do Brasil, Banco da Amazônia,prefeituras municipais, Senar e Sebrae, além associações e cooperativas de produtores?.
Rondônia desenvolve o Programa de Piscicultura Integrada e Sustentável, abrangendo três regiões: Vale do Jamari (Alto Paraíso, Ariquemes, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Rio Crespo e Cujubim), região sul (Vilhena, Cabixi e Colorado do Oeste) e região de Pimenta Bueno (Alta Floresta do Oeste, Espigão do Oeste, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura e São Felipe, além do próprio Pimenta Bueno).
...