PM dá curso de karatê em Vilhena
(Da Redação) Desde fevereiro de 2009 o projeto intitulado ?Educando através do Karatê?, desenvolvido no município de Vilhena, vem tirando crianças e adolescentes carentes de situações vulneráveis. A iniciativa partiu do PM Breno e PM Mônica, praticantes da modalidade e lotados no 3º Batalhão da Polícia Militar. O Programa consiste em ministrar a crianças e adolescentes aulas de karatê, palestras e lições de cidadania e respeito ao próximo através da disciplina de uma arte marcial.
O projeto, que conta atualmente com 40 crianças e adolescentes com idade entre seis a 16 anos, tem como principais exigências para ingresso e permanência a matrícula escolar e a comprovação de viver em situação de risco, sendo a triagem realizada pela Associação Vilhenense de Karatê (AVK), instituição sem fins lucrativos e que conta com o apoio do voluntariado da comunidade local.Segundo o PM Breno, eles começam com noções básicas do Karatê e evoluem, podendo se graduar e crescer dentro desta arte marcial.
O maior objetivo do projeto é formar cidadãos conscientes e responsáveis, de forma a levar uma vida ética, disciplinada, saudável, e principalmente longe das drogas. Os mentores do projeto, que prestam serviços na 1ª Companhia do 3º BPM, conhecem bem a região, consideram a cidade de Vilhena tranqüila, mas que, assim como outros centros urbanos, tem no consumo de drogas a principal ameaça ao futuro dos jovens.
ABRANGÊNCIA DO PROJETO - ?O projeto tem despertado não só as crianças e os adolescentes, mas muitos adultos nos procuram para conhecer um pouco mais da arte milenar do karatê que tem em seu lema a formação do caráter, o cultivo do intuito de esforço, a contenção do espírito de agressão e o respeito acima de tudo. As nossas expectativas são as melhores possíveis para o próximo ano e esperamos atingir mais e mais crianças e adolescentes. Atualmente necessitamos do apoio financeiro para montarmos um local apropriado para os treinamentos de karatê?, concluiu a PM Mônica.
No último fim de semana do mês de setembro, os alunos do projeto ?Educando através do karatê? participaram do 1º Campeonato Garra, que reuniu karatecas de todo o estado em uma competição em que o mais importante foi a interação e as novas amizades conquistadas. Os atletas do projeto garantiram várias medalhas e vêm se destacando em nível de estado....