Cai o número de queimadas em Rondônia
Rondônia vem diminuindo os focos de queimadas, segundo análise parcial dos municípios críticos realizada pelo Ibama. Para a realização deste trabalho equipes estão nas sete cidades mais problemáticas, realizando trabalho de brigadas. Desde o começo do ano, eles já combateram cerca de 200 focos de incêndio.
Segundo o instituto, nos sete locais em que as queimadas eram mais freqüentes houve redução de 74,52% no número de focos de calor detectados por satélite. Eles baixaram de 3606 para 919 em 2009.
César Guimarães, superintendente do Ibama em Rondônia, disse que as equipes são contratadas no período de julho à setembro, quando ocorrem os picos de queimada. De acordo com Guimarães, cada brigadista ganha um salário mínimo.
- Eles passam por um processo de seleção em que se faz um teste de habilidade com uso de equipamentos agrícolas e testes de aptidão física. Sempre são contratadas pessoas da região,disse. As equipes, coordenadas em Porto Velho, estão espalhadas no estado do Amazonas, e em várias cidades de Rondônia.
...