Receita Federal apreende mercadorias em Rondônia
(Da Redação) A Receita Federal do Brasil realizou na última quinta-feira, a Operação Leão Expresso IV, com a finalidade de combater o comércio irregular de mercadorias estrangeiras, encaminhadas por intermédio de encomendas expressas domésticas. O valor total das apreensões chega a R$ 784.857,50. Os eletrônicos lideram a lista de apreensões. Nos estados de Rondônia , Acre e Roraima), a Receita realizou 19 retenções, avaliadas em R$ 12.800,00. Nesses estados 103 volumes foram vistoriados. Foram apreendidos notebooks, impressoras, máquinas fotográficas, relógios e bolsas femininas.
Entre as mercadorias apreendidas estavam 300 ampolas de testosterona de uso veterinário, simulacro de armas de fogo, canetas espiãs e miras telescópicas de armas. O chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho, Luciano Carinhanha, disse que os remetentes das mercadorias, quase todos já identificados, serão intimados a apresentar, no prazo de 24 horas, nota fiscal ou declaração de importação dos produtos. Caso não seja comprovada a regularidade fiscal, as mercadorias sofrerão pena de perdimento.
A Receita alerta que contrabando e descaminho é crime tipificado no artigo 334 do Código Penal, punido com reclusão de 01 a 04 anos. Incorre na mesma pena quem adquire, recebe ou oculta, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedência estrangeira, desacompanhada de documentação legal, ou acompanhada de documentos que sabe serem falsos. (Com informação do site www.rondoniadinamica.com.br)...