Intoxicação alimentar deixa 13 mil doentes por ano
> Armazenamento e preparo correto podem eliminar o risco de doenças
(Da Redação) Dados epidemiológicos do Ministério da Saúde indicam que mais de 45% das doenças transmitidas por alimento ocorrem nas residências, sendo que a principal forma de contaminação desses produtos dentro do lar dos brasileiros está relacionada ao manuseio incorreto e a conservação inadequada de alimentos. Para evitar esse tipo de doença, responsável por cerca de 670 surtos com 13 mil doentes todo ano, a população precisa estar atenta a cuidados de higiene e a temperatura de armazenagem dos alimentos.
No que diz respeito à higienização, é preciso lavar as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos e durante o preparo. Os equipamentos, superfícies e utensílios, como facas ou tábuas de corte, também devem estar limpos. A nutricionista do Hospital Municipal de Ji-Paraná, Poliana Gonçalves Marca, falou sobre o modo certo de higienizar as mãos. ?Quem vai manusear os alimentos deve lavar mãos e antebraços com detergente ou sabão líquido por 15 minutos, dando bastante atenção a regiões como as unhas e entre os dedos. Após esse processo, seque as mãos e braços com toalhas de papel?, explicou.
O local onde o alimento será preparado tem que estar protegido de insetos e outros animais. As superfícies que entram em contato com os alimentos, como bancadas de cozinhas e as tábuas de corte, devem ser mantidas em bom estado de conservação, sem rachaduras, trincas e outros defeitos que favoreçam o acúmulo de líquido e sujeiras. Poliana ressaltou que os alimentos devem receber atenção especial durante a lavagem. ?Frutas devem ser higienizadas com uma escovinha usada só para este fim. Hortaliças devem ser lavadas em água corrente e depois colocadas de molho em uma solução de um litro de água para uma colher de água sanitária. Depois, é só secar e guardar em um recipiente bem tampado?, avisou.
CONGELANDO ALIMENTOS - Outra preocupação é a temperatura em que os alimentos são armazenados. Quando as condições do alimento são ideais para os micróbios, uma única bactéria pode se multiplicar em 130 mil em apenas seis horas. Mantendo a temperatura abaixo dos 5 ºC e acima dos 60 ºC, sua multiplicação é retardada ou mesmo evitada. Por isso, é importante não deixar alimentos cozidos por mais de duas horas à temperatura ambiente. Os alimentos perecíveis devem ser refrigerados, preferencialmente abaixo de 5° C, e os cozidos quentes (acima de 60° C) até o momento de serem servidos.
O descongelamento de alimentos nunca deve ser feito à temperatura ambiente. ...