Cidadãos se previnem contra os criminosos
> Investigação criminal e segurança domiciliar têm repreendido os crimes
(Samira Lima) A população de Ji-Paraná está cada vez mais assustada com a violência no município. Só neste ano, já foram contabilizados 37 homicídios e diversos furtos a casas e estabelecimentos comerciais. Apesar dos números assombrarem os cidadãos, o delegado regional Alexandre Árabe Martins assegurou que Ji-Paraná ainda está longe de ser uma das cidades mais violentas de Rondônia.
Segundo ele, os crimes também têm sido esclarecidos mais rápido. ?Nossa equipe vem trabalhando muito na investigação dos crimes. No caso do assassinato do José Carlos Lamota, por exemplo, tivemos as respostas antes até da Missa do Sétimo Dia?, relatou. Árabe acredita que as investigações andam em ritmo acelerado devido ao entrosamento dos policiais. ?Estou aqui há 45 dias e fiquei surpreso com o quanto nós todos falamos a mesma língua na hora de trabalhar?, exaltou.
O delegado passou um breve relatório das atividades desenvolvidas desde que o mesmo tomou posse. ?Esclarecemos nove furtos e, de cinco homicídios, apenas um não foi elucidado?, afirmou. Alexandre também ressaltou que a participação da imprensa e da população tem feito a diferença no desenrolar das investigações. ?As pessoas estão colaborando mais com a polícia por meio de denúncias anônimas. Temos o exemplo de várias bocas de fumo que já foram destruídas por conta deste tipo de ligação?, lembrou. As denúncias podem ser feitas através do 0800-647-1818 durante horário comercial ou por meio do número 190, que funciona em qualquer horário.
MEDIDAS DE SEGURANÇA ? Ao ser questionado sobre o que pode ser feito pelo cidadão para se proteger da criminalidade, Alexandre foi direto. ?Não temos como inibir o criminoso, mas algumas medidas simples podem evitar transtornos. Recomendo primeiramente que a pessoa não tenha uma rotina muito definida, como por exemplo, sair todos os dias durante a noite no mesmo horário. É comum também as pessoas darem muitas chances ao ladrão, como por exemplo deixar a chave de uma moto na ignição. Estar atento é essencial?, finalizou.
Outra opção cada vez mais usada pelos ji-paranaenses é a segurança domiciliar. A contratação de serviços de alarme residencial e instalação de cercas elétricas têm crescido rapidamente, porém os preços ainda afastam uma parcela de consumidores. O dono de uma casa de cinco cômodos gastará, em média, dois mil e duzentos reais para ter uma cerca elétrica e alarme em todos os cômodos....