Ceron retira lâmpadas irregulares
> A empresa diz que iluminação pública é de responsabilidade da Prefeitura
(Samira Lima) Uma decisão das Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) está dando o que falar em Ji-Paraná. Lâmpadas que estejam instaladas sem a autorização da Ceron em padrões serão retiradas. Caso o responsável pelo padrão se recuse a remover a lâmpada, a energia da casa será cortada. Em Ji-Paraná, mais de mil casas já foram notificadas.
Algumas residências já tiveram suas lâmpadas, que são consideradas ilegais pela Ceron, removidas. O coordenador substituto da Ceron, Cláudio Carlos da Silva, explicou o porquê da remoção. ?Os padrões instalados pela Ceron só podem sofrer alguma modificação feita por um funcionário da empresa. Oficialmente, só a empresa de telefonia de Rondônia pode usar o padrão, e isso porque ela tem um convênio com a Ceron?, relatou.
Apesar das explicações, a população tem demonstrado resistência a ação praticada pela Ceron. Moradores do Bairro Casa Preta, 1º Distrito da Cidade se sentiram prejudicados após a retirada de três lâmpadas de vizinhos que ajudavam a iluminar a rua que não possui iluminação pública. Segundo eles, não houve acordo com os funcionários da Ceron. Ao procurarem alternativas, optaram por buscar informações no Ministério Público, que explicou que a ação não é inconstitucional e que só um abaixo-assinado dos moradores poderia reverter a situação.
Cláudio lembrou que a iluminação das ruas é responsabilidade da Prefeitura. ?Sabemos que os moradores fazem isso para se sentirem mais seguros, pois nem todas as ruas possuem postes de iluminação, mas mesmo assim não podemos deixar as lâmpadas instaladas por cidadãos comuns?, expôs. O pedido de instalação de iluminação pública pode ser feito por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), através do telefone 3416-4161....