Agentes mirins recebem carteiras de habilitação
(Da Redação) Com o objetivo de preparar as crianças para enfrentar a vida no trânsito, 686 alunos do 1º ao 5º ano das escolas Lauro Benno e Jandinei Cella, em Ji-Paraná, participaram do curso do projeto Trânsito: Educar Para Viver!, ministrado pela Coordenadoria Regional de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).
Na manhã da última quinta-feira (22), os 343 agentes de trânsito mirins da escola Lauro Benno, receberam as carteiras de habilitação mirins.
A coordenadora e idealizadora do projeto, Claudia Roberta Rosa, disse que a melhor fase para educar as crianças no trânsito é entre os cinco e 10 anos e são os melhores multiplicadores de medidas preventivas. ?O importante é o resultado. Com o curso, as crianças ficam mais atentas no trânsito e cobram dos pais atitudes mais responsáveis no trânsito. Faz mais efeito o filho cobrar do que um policial?, disse a coordenadora. O curso também foi ministrado pelos servidores Christian Lauro Wentz e Thiago Peroni da Silva.
O chefe da 3ª CIRETRAN, Antonio Pires, que representou o diretor-geral do DETRAN, Joarez Jardim, pelo projeto, informou que as crianças aprenderam lições com enfoque na redução de desastres e vulnerabilidade dos locais aos acidentes e primeiros socorros. Ele lembrou que o Governo do Estado, por meio do diretor, Joarez Jardim, solicitou a vinda da equipe para Ji-Paraná para disseminar mensagens em favor da vida e da paz no trânsito de maneira lúdica e interativa.
Com o certificado e carteirinha na mão, Roberta explica que as crianças estão preparadas para realizar blitze educativas com parceiros, como a Polícia militar e Corpo de Bombeiros.
Segundo informou o diretor da escola, Valmir Pereira, os estudantes têm papel primordial nas escolas e a parceria com o DETRAN veio em boa hora. ?O risco a que as crianças estão expostas é muito grande no trajeto até escola. Agradecemos o apoio do DETRAN em oferecer este curso às crianças?, disse o diretor.
O estudante Lucas Jaderson Amorim, do 5º ano, disse que agora não vai mais andar na rua desatento. ?O pedestre deve andar na calçada. O ciclista com capacete e o motorista sempre com o cinto de segurança. As pessoas devem estar atentas que crianças até com dez anos devem ficar no banco traseiro do carro e com o cinto?, orientou o estudante.
Na tarde da última quinta-feira, por volta das 15 horas foi a vez da formatura dos 343 agentes de trânsito mirins da escola Jandinei Cella. Em todo o Estado, o projeto já formou 4.500 crianças....