MEGAFONE
FERIADÃO
A semana já começou com a expectativa de um feriadão. É que o governador Ivo Cassol confirmou a transferência do feriado do Dia do Servidor Público, estabelecido em 28 de outubro, para a próxima sexta-feira, dia 30 de outubro de 2009. O motivo da mudança é o fato de que este ano, especificamente, o feriado cairá numa quarta-feira, e logo na segunda-feira seguinte haverá outro feriado, (02 de novembro dia de finados).
DO CONTRA
Só que, diferente do Governo Estadual, a União decidiu antecipar o feriado dedicado ao servidor público. Por isso, a administração federal não trabalhou ontem, segunda-feira (26), de acordo com a Portaria nº 525, de 06/11/2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
MELHOR RENDA
Entre 2006 e 2008, Rondônia foi o único Estado que teve contração da renda geral, mas, apesar disso, houve aumento de 18,91% da renda dos mais pobres, segundo trabalho do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP) da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre o que ocorreu nos 27 Estados e no Distrito Federal. Conforme o estudo, 22 Estados tiveram expansão da renda geral com perfil favorável à elevação da renda dos mais pobres. Os melhores desempenhos de crescimento da renda dos mais pobres foram de Rondônia, Roraima, Acre, São Paulo e Amapá.
PRESIDENCIÁVEL
Rondônia recebe no próximo fim de semana a visita do primeiro presidenciável às eleições de 2010. Trata-se do pré-candidato a presidente da república pelo PHS (Partido Humanista da Solidariedade), Dr. Oscar Silva, que a Porto Velho no dia 30 (sexta-feira) e depois participa da Caravana da Solidariedade que irá percorrer Porto Velho, Ji-Paraná (31) e Cacoal.
TJRO
Na mesma oportunidade, o desembargador Cássio Rofolfo foi eleito para ser o presidente do Tribunal de Justiça para o biênio 2010/2011. O vice será o desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia. A Corregedoria-Geral da Justiça será assumida pelo desembargador Paulo Kiyochi Mori.
CÓDIGO DE TRÂNSITO
Um substitutivo da deputada Rita Camata (PSDB-ES) que altera o Código de Trânsito Brasileiro. aumenta a punição para quem for pego dirigindo sob o efeito de álcool, acima da velocidade ou falando ao celular. O motorista que apresentar notório sinal de embriaguez, mesmo que se recuse a fazer o teste do bafômetro, poderá sofrer as penas previstas na Lei Seca: multa, suspensão da carteira de motorista e até prisão. Aqueles que causarem acidentes sob o efeito de álcool poderão sofrer penalidades com base no Código Penal.
...