Hospital Municipal proíbe visitas a pacientes
>A medida foi tomada para evitar casos de infecção hospitalar
(Samira Lima) Após se deparar com um foco de infecção hospitalar, a direção do Hospital Municipal (HM) de Ji-Paraná decidiu suspender, ainda por tempo indeterminado, visitas e a permanência de acompanhantes junto aos pacientes internados no HM. A resolução, considerada drástica por grande parte da população, faz parte das medidas de combate adotadas contra a contaminação de pacientes causada por bactérias hospitalares.
O secretário de saúde de Ji-Paraná, José Batista, comentou a decisão. ?As pessoas reclamam, mas não podemos deixar mais casos de infecção acontecerem. Atendemos pacientes que vêm de Guajará-Mirim a Vilhena, fazemos inúmeras cirurgias todos os dias e nossa equipe de desinfecção já se tornou pequena para tanto movimento?, explicou.
Segundo Batista, o número de acompanhantes e visitas era enorme e atrapalhava o controle do HM sobre as causas de infecções. ?Alguns pacientes tinham sete acompanhantes, o que é inviável para um ambiente como um hospital. Além disso, proibir visitas e acompanhantes, além de deixar os enfermos menos agitados, também é uma ordem do Ministério da Saúde?, ressaltou, lembrando que apenas pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos podem ter um acompanhante ao seu lado durante a internação. ?Estes casos são amparados por lei?, frisou.
O diretor do HM, doutor Abrahim Chamma, também comentou a decisão. ?O controle será rigoroso para o bem da população. Apesar da polêmica, até os pacientes apoiaram a medida. Diminuiremos o número de cirurgias realizadas para que o centro de cirurgia sofra menos contaminações?. Chamma lembrou que Ji-Paraná atualmente é um pólo de saúde em Rondônia, e por isso o cuidado com a infecção hospitalar acabará refletindo na saúde estadual. ?As pessoas que estão reclamando entenderão que o que estamos fazendo é somente para o bem dos doentes?, finalizou....