Saúde lança Campanha Nacional contra Dengue
(Da Redação) O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (29), a Campanha Nacional de Combate à Dengue 2009/2010. Com o mote ?Brasil Unido contra a Dengue?, a iniciativa dá continuidade à s ações de prevenção e controle da doença realizadas no paÃs desde o ano passado. As medidas trouxeram resultados: entre 1º de janeiro e 1º de agosto de 2009, houve queda de 63% no número de óbitos, de 46% no número de casos gerais e de 80% nos casos graves de dengue ? em comparação com o mesmo perÃodo de 2008.
Por meio da campanha, o Ministério da Saúde quer alertar a população para a importância de manter a mesma linha de atuação e evitar que o número de casos volte a aumentar. ?A dengue é um problema de saúde pública, não só no Brasil, mas em diversos paÃses. Todo o trabalho foi realizado em parceria com estados e municÃpios, do começo ao fim, e precisamos do engajamento dos governos federal e locais e de toda a sociedade para evitar a morte pela doença. O combate não pode parar?, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A campanha começa a ser veiculada dois meses antes do inÃcio do perÃodo de maior transmissão da doença, que vai de janeiro a maio. à nesse intervalo que ocorrem, aproximadamente, 70% das notificações.
RECURSOS ? O combate e a prevenção à dengue estão entre as prioridades do governo federal, estados e municÃpios. Estão mantidos os recursos investidos nas ações de 2008/2009, incluindo a incorporação de R$ 128 milhões ao Teto Financeiro de Vigilância em Saúde (TFVS). O Teto Financeiro é um conjunto de recursos enviado pelo Ministério da Saúde para estados e municÃpios atuarem no controle de diversas doenças, como dengue, hansenÃase e malária. Além do Teto, houve investimento de R$ 55 milhões em compras diretas do Ministério da Saúde até outubro deste ano especificamente para combater a dengue.
O Ministério da Saúde tem estoque estratégico de medicamentos, inseticidas e equipamentos para combater a doença no Brasil. São 2,77 milhões de unidades de paracetamol (gotas e comprimidos), 2,03 milhões de frascos de soro fisiológico injetável e 562,7 mil envelopes de sais de reidratação oral que serão utilizados em situações epidêmicas. Essa medicação é essencial para a atenção ao paciente e será utilizada em situações epidêmicas em apoio aos estados e municÃpios. Além disso, em caso de necessidade, o Ministério da Saúde poderá colocar à disposição uma reserva estratégica de 77 nebulizadores costais motorizados e 142 equipamentos de fumacê. ...