Estudantes de RO vão a Brasília reivindicar gasoduto
Estudantes universitários e secundaristas de Rondônia, por meio da União Estadual de Etudantes, organizam-se para realizar uma manifestação em Brasília para reivindicar a construção do gasoduto Urucu- Porto Velho. A idéia do protesto inicialmente é montar um acampamento na Esplanada dos Ministérios para tentar sensibilizar o governo federal e autorizar definitivamente o empreendimento. Os estudantes defendem que a chegada do gás natural da Província Petrolífera de Urucu à Porto Velho possibilitará o crescimento econômico da região.
O presidente da União Estadual de Estudantes Universitários (UEE), Dabson Bueno, um dos organizadores do evento, afirma que todos os preparativos para a mobilização estão adiantados. ?A estrutura da manifestação já está organizada, faltam apenas alguns detalhes?, disse.
Os estudantes ainda buscam apoio financeiro de empresários e da população para custear a viagem à Capital Federal. O presidente da União Rondoniense dos Estudantes Secundarista, Israel Trindade, que também está envolvido na organização do protesto, está realizando debates e palestras em instituições de ensino para recrutar interessados em participar do movimento. ?Estamos fazendo reuniões em escolas e universidades?, afirmou.
Desde meados do ano passado, diversos eventos têm sido realizados pelos estudantes com o objetivo de redigir um documento que reunirá argumentos favoráveis à implantação do projeto gasoduto Urucu-Porto Velho. As discussões sobre o documento, já antecipadamente chamado de ?Carta de Porto Velho?, devem ser encerradas até a próxima semana, quando será anexada a um abaixo-assinado que será entregue às autoridades do governo em Brasília.
Enquanto isso, os estudantes buscam estender as ações do ?Gasoduto, já? para o interior do Estado com a finalidade de ampliar o coro favorável ao empreendimento para toda Rondônia.
...