Semed promove curso de libras para professores
A Secretaria de Educação de Ji-Paraná (Semed) iniciou na última segunda-feira (12) um curso de língua brasileira de sinais (libras) para professores de alunos surdos. O curso, ministrado pelo professor de libras e primeiro ator surdo do Brasil, Nelson Pimenta, tem como objetivo melhorar o aprendizado de alunos que são deficientes auditivos através de professores capacitados na linguagem de sinais.
Segundo a agente de educação especial da Semed, Maria Cecília Correa, existem 54 alunos surdos matriculados no ensino público de Ji-Paraná, e ressaltou a necessidade de professores que bilíngües, ou seja, que dominem libras, além da língua portuguesa ?Se a criança receber apoio na linguagem de libras desde a alfabetização, ela terá aprendizado e socialização iguais aos de qualquer outra?, salientou.
O curso atende professores dos municípios de Espigão D?oeste, Ouro Preto, Mirante da Serra, Cacoal, Vilhena, Presidente Médici e Ji-Paraná. Ao todo, 43 professores estão matriculados na capacitação. Até sexta-feira (16), o curso será voltado para os educadores. No sábado (17) e domingo (18), alunos surdos receberão um treinamento para enriquecerem a linguagem de sinais.
A Semed já ofereceu um curso de libras em fevereiro deste ano com o intérprete internacional Marcos Arriens. A libras é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão entre as comunidades de pessoas surdas no Brasil e atualmente é de grande importância na comunicação no território brasileiro.
...