São Francisco recebe programa Alimentação e Saúde
(Da Redação) Na última segunda-feira (09), uma equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) esteve no município de São Francisco do Guaporé para uma reunião de articulação com o município para assinatura de convênio do programa Alimentação e Saúde, projeto desenvolvido em parceria da SEAS, com o Ministério do Desenvolvimento Social e o Serviço Social da Indústria (SESI).
O programa faz parte das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e tem por objetivo oferecer cursos e oficinas voltadas aos profissionais da área (gestores públicos, servidores técnicos, agentes comunitários, entre outros) e famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para que sejam agentes multiplicadores no acesso à informação alimentar e nutricional como direito social.
Segundo a socióloga da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional da SEAS (Gesan/SEAS), Neuce Batista, ?este projeto envolve 14 pólos em Rondônia e foi elaborado para ser desenvolvido em duas etapas: primeiro, haverá uma capacitação dos profissionais da área e, posteriormente, a capacitação e instrumentalização de famílias cadastradas nos CRAS?. Ela ainda informou que os cursos serão ministrados por nutricionistas do SESI e que deverão ter 80 horas de duração, sendo reservadas 20 horas para aulas práticas. Para a realização dessas capacitações, o convênio MDS/ SEAS/ SESI/ Prefeituras dispõe de R$ 333.872,00 para custeio. Desse montante, o Governo do Estado entrou com uma contrapartida de R$ 37.776,00 já disponibilizados.
CURSOS - A nutricionista da Gesan/ SEAS, Cleusa Medeiros destacou que ?448 agentes multiplicadores devem ser capacitados em todos os pólos em que Rondônia foi dividida. Os cursos ainda devem ser ministrados a partir de dezembro deste ano e se estenderão por 18 meses?. No pólo de São Francisco, deverão ser atendidos, além da própria cidade, os municípios de Costa Marques, Seringueiras e São Miguel do Guaporé, uma vez que o pólo está dentro da área de atuação da representação regional da SEAS no Vale do Guaporé. A equipe da SEAS deixou os termos de compromisso para que os representantes municipais levem aos respectivos prefeitos para assinarem o convênio.
Participaram da reunião cerca de 40 pessoas, entre elas, o secretário regional de Governo, Mauricio Pio; o representante da SEAS, Maxwel Kluska; o secretariado municipal de São Francisco; representantes das prefeituras de Costa Marques, Seringueiras e São Miguel; além de representantes do Conselho de Segurança Alimentar de São Francisco, da Idaron, da Vigilância Sanitária e da Igreja Católica.
...