Prefeito recebe homenagem do GAPC
> Diversas autoridades municipais foram homenageadas por darem apoio ao grupo
(Da Redação) Em Culto de Ação de Graças pelos dois anos de existência do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná (GAPC), o prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco (DEM), o vice-prefeito, José Otônio Lima Silva (PSDB), e o secretariado do Poder Executivo, receberam uma placa em homenagem ao apoio disponibilizado ao grupo de voluntários, que trabalha incansavelmente na prevenção e tratamento do câncer em pacientes de Ji-Paraná e região.
O GAPC foi fundado em 10 de novembro de 2007. Com tão pouco tempo de existência o grupo já se tornou referência no Estado de Rondônia por sempre buscar o melhor atendimento à comunidade carente. Desde a sua criação, o GAPC vem realizando campanhas e mobilizações para conscientizar o público sobre a necessidade da realização de exames preventivos. Um grande instrumento para tanto tem sido a vinda da Carreta Oncológica, que há dois anos consecutivos realiza em Ji-Paraná exames preventivos de câncer de pele, próstata e colo de útero, um total de 300 atendimentos.
No último mês de outubro também foi realizada a Campanha do Câncer de Mama, quando foram oferecidas 50 mamografias para mulheres carentes do município. Só no último ano o GAPC encaminhou 129 pessoas para tratamento no Hospital do Câncer de Barretos- Fundação Pio XII- instituição de referência nacional no tratamento desta doença. Neste ano, já foram enviadas 92 pessoas para Barretos, onde o hospital oferece tratamento totalmente gratuito. O grupo acompanha cada paciente com o câncer, viabilizando tratamento adequado e levando palavras de conforto e carinho, para fortalecer as famílias tão fragilizadas neste momento difícil que é o da luta contra a doença.
Para amenizar o sofrimento dessas famílias, a presidente do GAPC, Silvia Cristina Amâncio Chagas, anunciou que agora o grupo dispõe de uma casa de apoio em Barretos para receber os doentes e seus acompanhantes. ?Estamos muito felizes com mais essa conquista e pretendemos disponibilizar esse local para receber esses pacientes já a partir do próximo mês. A casa já foi alugada, está sendo pintada e preparada para abrigar, da melhor forma possível, essas pessoas. Os nossos grandes parceiros nessa conquista são a Prefeitura de Ji-Paraná, na pessoa do prefeito Bianco, que disponibilizará os recursos para manutenção da casa, e também os vereadores, que aprovaram esse projeto. Muito obrigado?, concluiu.
SOCIEDADE COMPROMETIDA - Para Bianco, é preciso que a sociedade se envolva mais com esse trabalho, principalmente os empresários ji-paranaenses. ?É necessário que haja uma mobilização de toda sociedade para que mais colaboração seja somada ao trabalho já realizado. Levando em consideração o número de pessoas enviadas a Barretos para tratamento, temos uma média mensal de 10 famílias em sofrimento, angustiadas, o que é um número muito grande. Diante dessa realidade precisamos alertar para a necessidade de trabalhar de forma preventiva, o que gera menos dor e desgaste familiar?, afirmou.
Bianco agradeceu a homenagem e encerrou parabenizando o GAPC, através da presidente, Silvia Cristina, e do seu vice, Ivo da Silva, pela dimensão do importante trabalho realizado na luta contra o câncer. O evento, que reuniu diversas autoridades e empresários do município, foi abrilhantado pela apresentação dos ?Amigos da Orquestra?, grupo idealizado por Solange Gurgacz e formado por jovens carentes de escolas públicas de Ji-Paraná, apoiado pela JiCred.
...