Ãndice de acidentes urbanos diminui em Ji-Paraná
(Josias Brito) A PolÃcia Militar de Ji-Paraná divulgou nesta semana um relatório com os acidentes registrados até outubro deste ano. Comparado com o ano passado, a quantidade de acidentes diminuiu, mas as fiscalizações aumentaram na área urbana já se igualam com Ãndice de todo o ano passado. E a tendência é que o Ãndice de acidentes aumente com a chegada do fim do ano.
Segundo dados da PM, em 2008 foram 35 mortes no perÃmetro urbano e neste ano, até o final de outubro, foram registrados cinco óbitos. A atuação do Pelotão de Trânsito, neste ano, foi essencial para a redução de acidentes, segundo o comandante do 2º Batalhão da PolÃcia Militar em Ji-Paraná (2º BPM), major Márcio Ãngelo Pinto. ?Tivemos um aumento de 37,2% na quantidade de acidentes registrados neste ano, em comparação com o mesmo perÃodo no ano passado. Mas o Ãndice de mortes é baixo?, comparou o comandante informando que isso se deve a constante atuação dos policiais de trânsito no municÃpio, que vem realizando blitz educativas e ao contrário do ano passado, que o pelotão estava defasado, neste ano os policiais tem registrado todos os acidentes ocorridos no municÃpio.
Para se ter uma idéia da gravidade do trânsito, em abril de 2008 foram registrados 105 acidentes, enquanto neste ano os acidentes caÃram para 87. Em março de 2008 foram 104 acidentes; em 2009, foram 46 acidentes de trânsito na cidade. Neste ano, o mês com mais acidentes foi junho, com 104 ocorrências. No mesmo perÃodo do ano passado, este Ãndice foi de 148.
Segundo major Angêlo, ao contrário do que esperava o Ãndice fez foi aumentar, pois no ano passado não havia um efetivo próprio para fazer o registro das ocorrências dos acidentes de trânsito, já neste ano, se comparado com as estatÃsticas, houve um aumento. ?Disponibilizamos de duas viaturas e policiais designados só para atender as ocorrências de trânsito, ao contrário de 2008, que este pelotão estava totalmente defasado e a maioria dos acidentes nem eram registrado?, enfatizou o comandante.
FISCALIZAÃÃES DE TRÃNSITO ? O comandante garantiu que as fiscalizações vão continuar de forma intensa na cidade. ?O trabalho realizado pelo pelotão está trazendo resultados positivos. Agora, com o tempo chuvoso e a chegada do fim do ano, aumenta a quantidade de pessoas nas ruas, indo para chácaras em festas e conseqüentemente ingerindo bebida alcoólica. O trabalho da PolÃcia Militar é para que as pessoas sigam as regras e pratiquem a direção defensiva, para não se prejudicar nem prejudicar o próximo?, frisa.
...