Vendaval fere público durante show de rock
Rajadas de vento puseram fim ao evento de rock ?Woodstock ? Tributo aos 40 anos?, no início da madrugada de domingo, em uma chácara próxima ao Contorno Sul, em Maringá. Pouco antes da 1 hora, o vendaval jogou sobre o público parte da estrutura metálica de um dos palcos. Várias pessoas ficaram feridas, mas nenhuma em situação grave. A maioria delas foi levada para os hospitais Municipal e Universitário pelo Corpo de Bombeiros e pelo Samu.
Havia aproximadamente mil pessoas no local. O dono do palco que se desfez, Lourival Justino, afirmou a O Diário que a estrutura que caiu sobre o público pesa cerca de 700 quilos. Ele a viu sendo retorcida pelo vento, que, segundo o Instituto Tecnológico Simepar, de Curitiba, chegou a 72 km/h.
Em Apucarana, Cianorte e Cambará, a velocidade ultrapassou os 86 km/h. ?Os ventos foram fortes porque havia áreas de instabilidade que se associaram a uma frente fria que passava pelo Estado?, explicou o meteorologista Tarcísio Valentin da Costa.
Um dos organizadores do evento, Ricardo Meira, afirmou que os prejuízos ainda não foram calculados e que uma reunião será realizada para decidir o que fazer em relação àqueles que compraram o ingresso.
De acordo com o primeiro- tenente Sandro Rodrigues Geraldo, do Corpo de Bombeiros, o evento tinha alvará para público de no máximo 2.700 pessoas. Ele acrescentou que a organização apresentou todos os documentos exigidos, incluindo a Anotação de Responsabilidade Técnica, que leva o atestado de um engenheiro de que a montagem do palco obedeceu às normas. ?A princípio, partimos da ideia de que foi uma fatalidade?, disse Geraldo.
FERIDOS - No hora do incidente, a cantora Patrícia Borges se apresentava com a banda no palco. Era o segundo dos 11 shows programados. Ela contou que, após 11 músicas, ouviu alguém gritar ?vai cair?. Depois disso, disse que não lembra o que fez. ?Achei que só era um vento de chuva?, afirmou.
Dois dos três músicos que a acompanhavam ficaram feridos. O guitarrista Paulo Borges machucou as pernas após pular do palco, que tinha cerca de 4m de altura. O baixista Murilo Guzzo teve escoriações nas costas depois de ser atingido por uma caixa de baixo. Ela saiu ilesa.
Uma das pessoas feridas foi a estudante Nadine dos Santos, 23 anos. Parte da estrutura caiu sobre uma de suas pernas, fraturando a tíbia e a fíbula. ?O socorrista do evento foi até ela rapidamente?, lembrou uma das amigas, Ana Luiza Schogor, 27. ?No HU, ela recebeu atendimento após às 3 horas, porque não havia leito.?
Segundo outro integrante da organização, Osmar Seiji, em entrevista realizada na quinta-feira passada, a festa custou aproximadamente R$ 50 mil e começou a ser planejada em julho.
?Queremos que esse evento seja elogiado pela organização?, disse, na oportunidade. Como a festa não contava com muitos patrocinadores, os custos foram bancados quase que exclusivamente pelos organizadores. A maioria das bandas que iam se apresentar veio de outras cidades....