Jaru passa por epidemia de dengue
(Mari Camata) O município de Jaru passa por um grande surto de Dengue. Essa informação foi confirmada pelo médico veterinário Dr. Magno Borges Rodrigues, presidente do Comitê de enfrentamento contra a Dengue em Jaru.
Desde o último mês de agosto até os dias de hoje, os casos de dengue na cidade de Jaru já chegam a quase mil. ?A toda hora chegam pessoas nos hospitais com sintomas de dengue. Os hospitais de Jaru estão todos lotados com suspeitas de dengue clássica (a dengue mais comum) e os médicos de outras secretarias estão atendendo nos hospitais. Já tivemos também sete casos com suspeita de dengue hemorrágica, sendo encaminhadas para Porto Velho e um óbito por dengue hemorrágica?, disse Sandra Ferreira do setor de Epidemiologia, responsável pelo SINAN- Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
De acordo com informações do presidente do Comitê de enfrentamento contra a Dengue, Dr. Magno, a cidade de Jaru passa por um período muito complicado. ?Um grupo de 72 funcionários das secretárias de agricultura, saúde, obras entre outras estão juntos na luta contra a dengue, realizando o trabalho de limpeza nas casas, em terrenos baldios, recolhendo lixo das residências, orientando a população que coloque em frente a sua casa objetos que não estão sendo mais utilizados e que acabam sendo foco da dengue para que sejam recolhidos pelos caminhões da prefeitura. Precisamos que a população ajude Jaru a conter essa epidemia?, frizou Magno.
O presidente do Comitê de enfrentamento contra a Dengue fez um alerta a população: ?Estamos indignados com o tanto de lixo e fossas abertas que estamos encontrando na cidade. É preciso que a população jaruense se conscientize dos perigos de ter esses focos de dengue dentro de suas residências?, alertou Magno.
DECRETO ? Devido à gravidade do problema, a prefeitura municipal de Jaru criou o Decreto Nº 6034/JP/2009, que notifica a população da área urbana de Jaru que até o próximo dia 29 de novembro, retire o lixo de seu comércio, escolas, igrejas e residências, juntando em frente ao seu estabelecimento para que possa ser retirado, pela prefeitura, além de construir tampas para as fossas abertas. Caso a população não realize a limpeza, receberá uma multa de um salário mínimo. ?As pessoas que comprovarem que não tem condição de realizarem essa limpeza ou de construir tampas para as fossas de suas residências, a prefeitura estará disponibilizando seus serviços. É preciso que todos se unam para combater a dengue no nosso município?, finalizou Dr.Magno.
...