Aumenta número de cidades com risco de epidemia de dengue
BRASÍLIA - Levantamento do Ministério da Saúde, divulgado na manhã desta terça-feira, revela que aumentou o número de municípios com risco de epidemia da dengue, se comparado com 2008. Dados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira), do ministério, demonstram que dez cidades estão em situação de risco de surto da doença - o mais grave - e que outras 102 estão em situação de alerta.
Em 2008, eram cinco os municípios com risco do surto e 71 em situação de alerta. Esses dois índices aumentaram este ano. E caiu o número de cidades com índices satisfatórios. Eram 83 em 2008 e agora foi para 42 municípios. O índice de infestação considerado satisfatório é de 1% das residências e prédios visitados; para ser considerado em situação de alerta, esse índice tem que estar entre 1% a 3,9%; e risco de surto, acima de 4%.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, considerou preocupante os dados e alertou para a necessidade de uma mobilização também de prefeitos e governadores para evitar registro de casos graves e mortes por dengue após esse período de chuva.
- Não se pode descuidar e estamos atentos. É importante falar que não estamos falando da doença, mas da presença do vetor (mosquito), mas não podemos baixar a guarda. O ministério conclama os municípios a dar transparência a esses dados para que a população tenha acesso e que as ações de prevenção sejam intensificadas - disse Temporão.
Dos dez municípios que correm risco de surto da dengue, quatro estão no Nordeste, quatro no Sudeste, um no Norte e um no Centro-Oeste. São eles: Camaçari, Ilhéus e Itabuna, todos na Bahia; Mossoró (RN), Governador Valadares e Ipatinga, ambos em Minas Gerais; Barretos e Presidente Prudente, os dois de São Paulo; Palmas (TO) e Cáceres (MT). ...