Hemocentro incentiva doações com evento
> Os doadores cadastrados receberão brindes na Paróquia São João Bosco
(Samira Lima) A unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) de Ji-Paraná, o popular Hemocentro, realiza hoje (25) evento em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. As atividades acontecerão na quadra da Paróquia São João Bosco, a partir das oito e meia da manhã.
Dentro da programação do UCT está um café da manhã para os doadores cadastrados e sorteio de mais de cem brindes, obtidos por meio de patrocínio de empresários. ?Aproximadamente oitenta comerciantes da cidade nos apoiaram neste evento, fato que nos deixa muito gratos e motivados a trabalhar?, disse a assistente social do UCT, Rita de Cássia da Silva.
Rita lembrou ainda que haverá palestras durante toda a manhã. Ela mesma ministrará uma com o tema ?Doar sangue é doar vida?. Segundo ela, a palestra terá como objetivo principal a conscientização dos doadores já cadastrados no UCT. ?Se cada um dos nossos 20.424 doadores cadastrados doasse regularmente, nós nunca passaríamos por crises causadas pela falta de sangue?, afirmou. Homens podem doar sangue quatro vezes por ano, e as mulheres, no máximo três.
A assistente social assegurou que o Hemocentro recebe, por mês, cerca de 300 doações, sendo que o número ideal de coleta de sangue seria de 450/mês. ?Quando fazemos campanhas informativas, as doações sobem significativamente?, relatou. Para manter a constância nas doações, o Hemocentro avisa aos doadores cadastrados quando está na época de doar sangue novamente.
REQUISITOS PARA SER UM DOADOR - O indivíduo que deseja doar sangue precisa se encaixar em algumas exigências como ter boa saúde, idade acima de 18 anos, pesar mais de 50 quilos, não estar grávida nem em jejum, não estar doente ou com febre, não utilizar medicamentos, não ter hepatite B ou C, AIDS, Doença de Chagas e Malária e não utilizar drogas injetáveis e outros. Para doar sangue, o voluntário preenche um cadastro com seus dados pessoais para que seja cadastrado como doador e para que seja produzida sua carteira de doador. Após o cadastro, o mesmo é levado até um profissional que irá verificar seu peso, batimentos cardíacos e pressão arterial. Depois é submetido a exames e à triagem clínica, onde responde perguntas importantes sobre sua condição física.
...