Municípios recebem visita técnica para avaliar sementes distribuídas pelo Semear
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), enviou na semana passada uma equipe para realizar visitas técnicas no interior de Rondônia. A equipe, composta pela engenheira agrônoma Priscila Martins Lopes e pelo repórter fotográfico Robson Paiva, durante toda a semana, visitou sete municípios do Estado com o propósito de avaliar e registrar o percentual germinativo das sementes de milho adquiridas pelo Governo do Estado e distribuídas aos produtores através do programa Semear.
Os produtores receberam as sementes certificadas, das categorias tipos C1 e C2, na segunda quinzena de setembro. A entrega teve o propósito de ajudar o setor produtivo a elevar os níveis de produção e produtividade. Este ano, foram distribuídas pelo menos 350 toneladas da semente para produtores de todo Estado. A distribuição dos grãos beneficiou quase 26 mil produtores rurais, entre integrantes de associações rurais sociais e agricultores familiares que se dedicam ao plantio dessa cultura.
E foi para ver de perto como está a evolução dessa cultura nas pequenas propriedades que a agrônoma e o fotógrafo realizaram as visitas técnicas nos municípios de Ariquemes, Jaru, Ouro preto do Oeste, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e Colorado do Oeste. Em cada município foram visitadas, em média, quatro propriedades. ?O que pudemos averiguar é que a germinação está dentro do padrão da ficha técnica que a empresa fornece?, disse a agrônoma.
Outro fator que chamou a atenção durante esse acompanhamento feito pela equipe da Seagri foi o índice de satisfação dos produtores com os resultados obtidos até agora. ?Independente da forma de plantio, manual ou plantadeira, onde o que muda é apenas a uniformidade de alinhamento, os resultados tem sido satisfatórios?, disse a agrônoma. Ela adianta que a Seagri vai continuar fazendo esse acompanhando de assistência técnica nos 29 mil hectares de todo Estado onde essas sementes foram plantadas para dar suporte e as orientações necessárias....