Encontro esclarece dúvidas de soropositivos
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE/DST/AIDS), organizou um encontro na última terça-feira (1º), no Auditório do Hospital Municipal de Ji-Paraná para as pessoas que fazem tratamento contra a Aids no município. Uma infectologista, uma psicóloga e uma assistente social, além da equipe técnica do SAE, ministraram palestras sobre diversos aspectos da doença e suas implicações sociais. Ao final foi oferecido um café da manhã aos participantes.
Tendo como base o slogan da campanha do Ministério da Saúde este ano para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, ?Viver com Aids é possível. Com o preconceito não?, todas as palestras tiveram o preconceito contra os portadores do HIV como tema central.
A médica infectologista Fausane Andrade Martins iniciou a sua palestra falando da descoberta do vírus, em 1981, dos avanços da medicina quanto ao tratamento da doença, passando por aspectos técnicos como a multiplicação do vírus no organismo e finalizou propondo a criação de um grupo de apoio entre os soropositivos, visando à troca de informação e a ajuda mútua.
A psicóloga Cleonice Souza e Silva Virgolino, que também atende do SAE, explanou sobre as dificuldades no enfrentamento da doença pelos pacientes e da importância do apoio de familiares e parceiros para o sucesso do tratamento.
Já a assistente social Rita de Cássia da Silva abordou sobre os direitos dos soropositivos, levantando assuntos polêmicos como a não obrigatoriedade do exame de HIV em concursos públicos e sobre o direito de o soropositivo ter filhos e as formas disponíveis para que essa gravidez aconteça com o menor risco possível, tanto para o parceiro não infectado quanto para o bebê.
?Apesar das dificuldades encontradas, ficamos orgulhosas, eu e toda a equipe do SAE, pelo trabalho que desenvolvemos aqui em Ji-Paraná. Acompanhamos os pacientes e todos os problemas que eles passam depois de descobrir serem portadores do vírus e temos a certeza de que fazemos muito por eles?, destacou a enfermeira Emiquerle Anez Pinheiro, responsável pelo SAE/DST/AIDS.
...