Recadastramento de armas encerra este mês em Rondônia
(Da Redação) Os proprietários de armas do Estado de Rondônia têm ate o final deste mês para fazer o recadastramento das mesmas na Polícia Federal. O prazo, segundo a PF é impreterivelmente, sendo que depois dessa data, quem não tiver recadastrado sua arma estará cometendo o crime de posse ilegal de armas, que incorre em pena de detenção de 1 a 3 anos e multa. A campanha de recadastramento vem acontecendo desde inicio do ano e é a nível nacional.
O diretor institucional da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (Aniam), Salesio Nuhs disse que esta campanha é em conseqüência do referendo realizado em 2005, onde as pessoas optaram pelo direito de ter armas em casa como uma forma legitima de defesa. ?Para se ter uma arma na propriedade, a pessoa tem que fazer o recadastramento?, ressaltou o diretor.
A Polícia Federal em Rondônia esta divulgando a Campanha Desarmamento Itinerante. A ação tem como objetivo alertar os proprietários de armas de fogo de uso permitido, registradas na Secretaria de Segurança Pública (SSP) ou de armas de fogo sem documentos, conforme prevê a Lei 10826/03 do Estatuto do Desarmamento.
Os proprietários de arma de fogo devem comparecer à Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho, ou à Delegacia da Polícia Federal mais próxima, (Guajará-Mirim, Ji-Paraná ou Vilhena), para apresentarem originais e cópias do formulário de registro de arma de fogo devidamente preenchido, cédula de identidade (RG), CPF, título de eleitor e comprovante de residência (contas de água, luz, telefone etc.).
MUNICIPIOS ATENDIDOS - A campanha de recadastramento e registro de armas, iniciada no último dia 23 de novembro em Vista Alegre do Abunã se encerra no dia 30 em São Francisco do Guaporé. Agentes da Polícia Federal montarão um posto itinerante nos municípios, onde atenderão toda a população que deseja fazer parte da campanha. Dentre os municípios que irão ser atendidos nos próximos dias estão: Triunfo, hoje; Candeias do Jamari, amanhã, Ariquemes, dias 10 e 11; Cujubim, dia 13; Machadinho do Oeste, dia 14; Vale do Anarí, dia 15; Theobroma, dia 16; Jaru, dia 17; Ouro Preto do Oeste, dia 18; Governador Jorge Teixeira, dia 19; Cacaulândia, dia 20; Monte Negro, dia 21; Campo Novo, dia 22; Buritis, dia 23; Coacoal, dias 26 e 27; Rolim de Moura, dias 28 e 29 e a cidade de São Francisco do Guaporé, dia 30.
COMO RECADASTRAR - As ações itinerantes que acontecem simultaneamente em vários estados, como a parceria com a Aniam e os Correios, facilitam o recadastramento de armas e alcançam boa receptividade. Elas funcionam como mais um lembrete ao cidadão para que cumpra uma obrigação dentro do prazo estabelecido. O delegado Douglas Saldanha, chefe do Serviço Nacional de Armas da Polícia Federal ressaltou que todo o cidadão brasileiro ou naturalizado, maior de 25 anos, tem o direito de adquirir até seis armas de uso permitido. O recadastramento é a única forma de garantir o direito de manter a arma em casa.
RECADASTRAMENTO NA INTERNET - A Aniam e a Polícia Federal para incentivar a regularização das armas no Estado de Rondônia e em todo o País e facilitar ainda mais o acesso da população a este serviço obrigatório e gratuito, dispõe do site www.recadastramento.org.br, onde qualquer pessoa pode entrar e preencher um formulário de cadastramento das armas. Além disso, outras maneiras simples e sem ...