PF realiza operação itinerante em Rolim de Moura
(Da Redação) Agentes da Polícia Federal estiveram realizando desde à tarde da última terça-feira (8) a operação itinerante de recolhimento e recadastramento de armas de fogo no município. A iniciativa é uma realização do Ministério da Justiça e vem sendo realizada em várias cidades do Estado de Rondônia e também em outros estados brasileiros.
A operação é um meio de incentivar e facilitar o recadastramento e recebimento de armas de fogo na região da Zona da Mata. A Polícia Federal esteve em Rolim de Moura até a tarde de ontem, nas dependências da Prefeitura realizando o recadastramento.
As pessoas que tinham armas apresentaram os documentos (original e cópia, ou cópias autenticadas), da arma (espécie, marca, calibre e número), podendo dispor outras informações como modelo, capacidade de tiros e medida do cano; comprovante de residência fixa, carteira de identidade e CPF e o certificado de Registro de arma de fogo emitido por órgão estadual ou boletim de ocorrência comprovando seu extravio ou furto.
Os agentes da Polícia Federal informaram que a arma que não tinha registro, foi apresentada nota fiscal de compra ou de comprovação de origem lícita da posse, ou declaração firmada constando as características da arma e a condição de proprietário.
O prazo para entrega da arma de fogo e retirar uma guia de trânsito para o deslocamento da arma até o local encerrou às 18 horas de ontem. O valor da indenização por cada arma entregue variou entre 100 a 300 reais. As pessoas interessadas em entregar as armas, poderão fazer isto nas delegacias da Polícia Federal, sendo que em hipótese alguma a arma de fogo deverá ser levada ao local sem a guia, sob pena do condutor responder por crime de porte ilegal de arma de fogo.
A Polícia Federal salienta que o cidadão que não registrar sua arma até o dia 31 de dezembro deste ano estará sujeito à prisão em flagrante e à apreensão do armamento. O registro federal de arma de fogo passa a ser obrigatório a partir do dia 1º de janeiro de 2010.
...