Comissão fiscaliza equipamentos agrÃcolas
A vereadora Márcia Regina (PT) participou nesta semana da Comissão de Fiscalização e Conferência de equipamentos, implementos agrÃcolas e veÃculos adquiridos com recursos federais e repassados para Associações, Sindicatos e Cooperativas por meio de convênio celebrado entre Governo Federal e Prefeitura Municipal.
A comissão visitou 23 instituições vistoriando e conferindo as condições de uso de cerca de 30 tanques de resfriamento de leite, quatro caminhões, dez tratores e vários equipamentos agrÃcolas.
Os objetivos da vistoria pela Comissão, segundo informou a vereadora, é mais do que fiscalizar. A comissão visa fazer um trabalho de conscientização, educando os agricultores beneficiados com os investimentos a zelarem desses implementos.
?Esses equipamentos e veÃculos devem atender os produtores e contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar, o associativismo e cooperativismo no municÃpio. à na garantia de que esses equipamentos são bem utilizados que mais emendas serão destinadas à s associações e cooperativas?, enfatizou Márcia Regina.
Participaram da comissão de fiscalização dois técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os servidores da Secretaria de Agricultura, Pedro DallapÃcola e Sebastião Rodrigues, o presidente do CMDR, Paulo Sergio, além da vereadora representando o Poder Legislativo.
IRREGULARIDADES - A comissão já encaminhou à Administração Municipal o relatório final, expondo que apenas três associações apresentaram implementos com irregularidades devido a falta de reparos. Nas demais instituições avaliadas, os veÃculos e equipamentos encontram-se em condições de uso e atendendo as finalidades da agricultura familiar a que foram destinados.
A comissão sugeriu ainda que a prefeitura convoque as associações que apresentaram problemas com os equipamentos para uma reunião visando a reparação dos equipamentos e veÃculos. De acordo com Márcia Regina, foram vistoriadas apenas as instituições que celebraram convênio com o Governo Federal via Prefeitura Municipal. Já as instituições que receberam equipamentos agrÃcolas ou veÃculos por meio do Governo do Estado e Governo Federal de forma direta não foram vistoriadas.
?Infelizmente a comissão não tem poder legal para avaliar esses casos e inúmeras instituições ficaram de fora da avaliação. Entretanto, a vereadora sugeriu que a Secretária Municipal de Agricultura forme uma comissão para realizar o mesmo trabalho de conscientização e avaliação desses bens públicos nas instituições que não foram visitadas?, concluiu Márcia.
...