Avlaa realiza festival natalino de vôo livre
(Da Redação) A Associação de Vôo Livre Asas da Amazônia (AVLAA), esteve realizando no último final de semana, no município de Ouro Preto do Oeste o Festival Natalino de Vôo Livre. O evento marcou o término da temporada 2009 de Parapente. Aproximadamente 30 pilotos de todo o estado divididos em vôos acrobáticos, provas de permanência, maior altura/distância e pouso com precisão, participaram deste intercambio. O evento contou com o apoio da prefeitura e da Câmara de vereadores do município.
Com condições propicias para a prática tanto climáticas quanto geográficas, as decolagens foram realizadas do Parque Chico Mendes, ou torre da Embratel, como é chamado pelos moradores. O local dá acesso a três rampas, a oeste (mirante de Ouro Preto) com 180 metros de altitude e nível de risco intermediário devido a sua área de escape, espaço onde o piloto ainda pode abortar a decolagem. A leste (mirante de Ji-Paraná) com 203 metros, considerada mais segura e a rampa sul que devido ao posicionamento e direção do vento é a que oferece maior risco.
A expectativa foi realizar uma das melhores festas de fim de ano que o município já teve, levando lazer e entretenimento para o publico que aprecia natureza e adrenalina.
Os chamados esportes de ação possuem peculiaridades que ligam os seus praticantes à natureza num clima de respeito e cooperação. No parapente a interação é constante, primeiro pelas condições climáticas que propiciam bons vôos e em segundo pelos bioindicadores. Os pilotos costumam observar os urubus, eles são referenciais de térmicas, uma vez que utilizam as correntes de vento para planar no céu.
PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA - Outro aspecto importante é a participação da família. Fugindo do senso comum onde percebemos o praticante do esporte de ação como alguém que beira os limites da sanidade, livre de linhas de preocupação como familiares. O que se percebe são essa união e proximidade, tanto no nível das amizades construídas entre os participantes bem como a relação entre pais, filhos e esposas que também compartilham a mesma apreensão com o vôo, ou melhor, com a segurança.
...