Cemetron capacita profissionais da Semusa
(Da Redação) Mesmo não constando como um dos municÃpios com alto Ãndice de dengue, a Secretaria de Saúde (Semusa) de Ji-Paraná decidiu intensificar o combate ao mosquito transmissor na cidade. Na última segunda-feira (21), médicos receberam orientações do Diretor ClÃnico do Cemetron, Luiz Augusto, que alertou afirmando que o estado já registrou três tipos da doença, o que se torna ainda mais preocupante. Já no perÃodo da tarde, equipes estiveram em vários bairros realizando o fumacê.
De acordo com o infectologista Luiz Augusto, Rondônia e outros estados brasileiros já estão registrando mais de um tipo de dengue, sendo que um deles pode ser hemorrágico, e nem todos dos médicos que atendem esses pacientes estariam capacitados para diagnosticar com precisão a presença do vÃrus. ?Nossa missão no interior do Estado, nesta semana, é justamente passar essas orientações aos médicos, para que eles tenham mais facilidade no momento de examinar o paciente?, disse Luiz Augusto. O Diretor ClÃnico do Cemetron está realizando esse trabalho em vários municÃpios do Estado.
Em consequência do aumento no Ãndice de atendimento de pessoas com suspeita de virose e três óbitos com suspeita de dengue hemorrágica, a Semusa determinou ao Departamento de Epidemiologia que intensifique o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Na última segunda-feira (21), o diretor de controle quÃmico da Funasa, Ozeias Duarte, informou que estão sendo montadas 11 equipes para aplicar o fumacê. Algumas delas já deram inÃcio ao trabalho de fumacê no perÃodo da tarde. A Força Tarefa conta com o apoio de várias secretarias, que estão cedendo veÃculos e servidores para reforçarem o combate à dengue. Alguns servidores tiveram suas férias de dezembro e janeiro suspensas. ?Estamos atendendo ao chamado do secretário José Batista e do diretor Milton Rodrigues?, afirmou Oséias Duarte. Ainda segundo ele, cada equipe passará três vezes por semana nos bairros.
...