Compreendendo os termos e sua aplicabilidade
Compreendendo os termos e sua aplicabilidade
* Por Maria Elizabeth
O termo Sustentabilidade mais conhecido e difundido foi estabelecido na Convenção de Brundtland, em 1987, onde estabeleceu o desenvolvimento sustentável como aquele que ?satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades?.
Assim, cada empresa e ramo de segmento que pretende se tornar sustentável precisa fazer um diagnóstico institucional, para analisar quais suas áreas de fragilidade e então atuar sobre as mesmas minimizando os impactos que gera. Partindo da premissa que toda e qualquer atividade humana gera impactos sejam eles: econômicos, sociais e/ou ambientais, utilizando o óculos da sustentabilidade, para ver as coisas em sua totalidade.
A Responsabilidade Social Corporativa é um novo olhar da empresa sobre sua atuação na sociedade, ou seja, a empresa se preocupa em retornar para a sociedade benefícios que ultrapassem suas responsabilidades tributáveis, para além dos impostos que recolhe junto ao fisco. Dessa maneira consegue diminuir o fosso existente entre as classes sociais e as demandas por elas geradas. Isso de dá, sobretudo, porque entende que uma sociedade marginalizada e empobrecida não contribuirá para sua permanência no mercado, pois, os mesmo necessitam de consumidores e pessoas que façam circular a dinâmica vigente.
Todavia, é sabido que os recursos naturais antes conhecidos como renováveis e não renováveis se tornaram finitos, sobretudo porque nossa atuação no Globo impede que o Planeta se auto-regenere, ou seja, o nosso ritmo de produção é muito maior que o ritmo que a Natureza utiliza para se recompor.
Sabemos que a população mundial está em torno de 6,6 bilhões de pessoas segundo dados da ONU de 2007, todos consomem, todos geram resíduos, diariamente.
A responsabilidade social e a sustentabilidade pretendem ser um caminho que equalize a balança, sendo possível continuar crescendo de maneira planejada, controlada e sustentável, gerando qualidade de vida para as pessoas.
Afinal, o trabalho é uma ferramenta que acima de tudo pretende gerar qualidade de vida às pessoas.
Cada empresa, cada prestador de serviço, cada ser existente no Planeta, pode em escalas compatíveis aos seus impactos alterar o seu modo de atuação, contribuindo para a criação de uma nova cultura que desperdice menos aquilo tudo que recebe gratuitamente da Natureza e garantindo para que as pessoas que ainda habitarão este Mundo possam usufruir com qualidade tudo o que conhecemos e utilizamos para nossa subsistência.
Para tanto essa nova cultura será possível quando estabelecemos relações mais éticas e comprometidas com tudo e todos.
* Maria Elizabeth Almeida Claudino é Especialista em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa ? UNICAMP.
...