Fiscalização contra a dengue é intensificada
> Cerca de 13 bairros receberão aplicação de fumacê até amanhã
(Da Redação) A fiscalização em áreas comerciais e residenciais de Ji-Paraná deverá ser intensificada a partir desta semana. Um dos motivos são as fossas, calhas e lajes que estão contribuindo para a criação do mosquito Aedes Aegipty, transmissor do vírus da dengue que está causando o aumento no número de pessoas que contraíram a doença no município.
A informação é do diretor do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Milton Rodrigues. Para tanto, entrará em ação a equipe de Fiscalização do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura (Semagri).
De acordo com Milton, nos últimos dias o DVS vem recebendo muitas reclamações e constatado um grande número de fossas abertas, lajes e calhas acumulando água, o que representa sério perigo a saúde pública, pois é com a água parada o Aedes Egipty se cria. ?Estamos bastante preocupados com esses dados, e pior, a maioria das pessoas não se preocupa em sanar esse problema em suas residências ou mesmo no comércio?, declarou o diretor.
Rodrigues explicou que uma fossa sem tampa ou mesmo um pequeno buraco lateral já podem significar a saída de centenas de mosquitos transmissores da dengue. Já as calhas e lajes acumulam água através das chuvas. Para combater a displicência, a DVS se reuniu com fiscais de Meio Ambiente da Semagri, e em conjunto, farão fiscalização intensa nas ruas de Ji.
O proprietário da residência ou comércio flagrado será notificado e terá um prazo para solucionar o problema. Em caso de um segundo flagrante, haverá a aplicação de multa. As famílias que não tiverem condições de sanar o problema poderão procurar a Oficina de Saneamento, que fará o serviço de reparo gratuitamente.
APLICAÇÃO DE FUMACÊ ? Ontem (28), foi iniciada a aplicação de fumacê nos bairros de Ji-Paraná. Os primeiros a receberem o inseticida foram o Jardim dos Migrantes, Casa Preta, Dom Bosco, São Pedro e Riachuelo. Hoje (29) e amanhã (30), a aplicação atinge os bairros Santiago, Dois de Abril, Centro, Nova Brasília e Novo Ji-Paraná. Para a próxima segunda-feira, o fumacê chega nos bairros São Francisco, Parque São Pedro e JK. Todos os bairros são considerados de alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegipty.
...