Campanha busca por emissão de registro civil
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEAS), lança hoje (29), em Porto Velho, a Campanha Estadual de Incentivo ao Registro Civil de Nascimento. Segundo a secretária da Seas, Tânia Pires, o objetivo dessa ação é garantir acesso à certidão de nascimento para todos os cidadãos. ?Nossa meta é levar esse direito, inclusive para quem vive em lugares afastados da zona urbana, como os povos ribeirinhos, trabalhadores rurais, quilombolas, indígenas e quem têm dificuldade de ir até o cartório?, declarou ela.
Conforme observou, a Seas está mobilizando a população para essa causa, tendo em vista que o registro é fundamental para que o individuo tenha acesso aos documentos civis básicos para exercer a cidadania. Ou seja, é o primeiro passo para obter o Registro Geral de Identidade (RG), a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Título de Eleitor e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Mesmo sendo de graça, o registro civil ainda não chegou a um expressivo número de pessoas, as quais precisam desse documento. O mesmo é primordial para importantes momentos da vida social como, por exemplo, efetuar matricula em escolas, abrir conta em banco, obter crédito, cadastrar ? se em programas, como o Bolsa Família, assegurar direitos trabalhistas, entre outros benefícios.
...