Rondônia apresenta redução de queimadas
(Da Redação) ?Avanços e conquistas?, com estas palavras o secretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Cletho Muniz de Brito, definiu o setor ambiental em Rondônia ao fazer um balanço das ações realizadas em 2009. ?A Secretaria nos últimos anos vem desenvolvendo projetos e programas que visam minimizar os impactos ambientais em Rondônia e estamos conseguindo ótimos resultados?, afirmou.
O Governo do Estado tem procurado fazer a sua parte, investindo na modernização e na ampliação das ações da Sedam. São viaturas, equipamentos, contratação e aperfeiçoamento dos servidores, para que os projetos ambientais possam ser agilizados e efetivados.
Segundo Cletho Muniz de Brito, o governador Ivo Cassol vem priorizando o meio ambiente em Rondônia. ?Como resultado, em 2009 ocorreu uma redução de mais de 60% no número total de focos de calor, com relação ao mesmo perÃodo de 2008 registrado no Estado. As parcerias firmadas com outros órgãos, os projetos de educação ambiental, monitoramento, fiscalização e a execução do Plano de Combate as Queimadas, elaborado pelo Governo do Estado, ajudaram na redução dos focos de calor em Rondônia. Da mesma forma aconteceu com o desmatamento, com uma redução de 38%. Esses fatores representam uma grande conquista ambiental para o Estado, diz o secretário.
A Sedam, de acordo com Brito, busca fazer um trabalho preventivo, educativo e de conscientização. No decorrer de 2009, foram realizadas palestras, pit stop, capacitação em percepção ambiental e criação de recursos didáticos com os professores com o intuito de sensibilizar e conscientizar a população quanto aos danos causados à saúde ambiental pelas queimadas urbanas e rurais.
PROJETOS AMBIENTAIS - Segundo o secretário, nove projetos de educação ambiental estão sendo executados no Estado. ?A Sedam vem incentivando a geração de renda e oportunidade de trabalho, valorização da floresta e da cultura, além de estimular à criatividade popular e investigação do potencial florÃstico com vistas ao desenvolvimento sustentável?, diz Brito.
RECUPERAÃÃO - Em março de 2009, o Governo Lançou o maior programa ambiental de Rondônia. O Programa de Recuperação de Mata Ciliar ? PRMC, que foi criado com o intuito de recompor e proteger as Ãreas de Preservação Permanente (APP), principalmente aquelas localizadas em regiões com função de abastecimento público de água. Em nove meses de trabalho, o PRMC já atendeu quase 30 municÃpios, com a parceria das prefeituras, Ministério Público, Associações rurais e a comunidade em geral. Conforme informações da coordenadora do Programa, Kátia Casula os projetos de recuperação de mata ciliar, darão maior ênfase à s áreas de mananciais, locais de captação de água para o abastecimento público. Com informações da assessoria.
...