Governo decide sobre redução de álcool na gasolina para 20% hoje
O governo pode oficializar nesta segunda-feira a decisão de reduzir de 25% para 20% a participação do álcool na mistura da gasolina comercializada no país. Os detalhes são acertados hoje e ministros discutirão os impactos.
O setor energético acredita em economia de 100 milhões de litros de álcool por mês a partir da medida, que poderá ser divulgada amanhã no "Diário Oficial da União".
A redução será temporária, garante o governo, e vem no momento em que o país teme pelo desabastecimento interno de álcool e pelo aumento do preço do produto.
As tempestades nas regiões Sul e Sudeste, que comprometeram a colheita da cana no fim do ano, e a entressafra da cultura, que começa agora em janeiro e vai até abril, são os fatores que melindraram as previsões de oferta de etanol.
O governo pretende retomar o nível de 25% em três meses, quando a safra da cana estará sendo retomada. As usinas devem ainda acertar entre si antecipação da colheita em um mês --para março--, com o intuito de aliviar a pressão de demanda pelo produto.
A redução da mistura foi decidida pelo Cima (Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool), composto pelos ministérios de Minas e Energia, Agricultura, Fazenda e Desenvolvimento. ...